Há 87 anos, Athletico vencia o lendário “Atletiba da Gripe”

Com informações do Athletico Paranaense
Foto: arquivo

Time do Athletico Paranaense de 1933

Uma partida que ficou para sempre marcada na história do Athletico e do futebol paranaense completa 87 anos nesta quinta-feira (21). No dia 21 de maio de 1933, o Furacão venceu o Coritiba por 2 a 1, em um jogo que se tornou lendário e ficou conhecido como o “Athletiba da Gripe”.

O clássico abriria o Campeonato Paranaense de 1933. Mas, dias antes, um surto de gripe acometeu grande parte do elenco athleticano. Alguns dos principais jogadores do Rubro-Negro, como o goleiro Alberto, o zagueiro Zanetti, o meia Falcini e o artilheiro Marreco estavam claramente debilitados.

O Athletico pediu o adiamento da partida, mas o Coritiba não concordou e exigiu o cumprimento da tabela. A diretoria pensou em abrir mão dos pontos, mas os atletas não aceitaram. Mesmo gripados, alguns com febre, entrariam em campo e fariam o que fosse possível.


No gramado do Belfort Duarte, casa do rival, o time athleticano colocou em campo toda a mística da camisa rubro-negra. O Furacão saiu na frente, após Mimi passar pela defesa adversária e tocar para Rosa marcar. O Coritiba empatou logo depois. Mas em uma falta na entrada da área, Marreco soltou uma bomba e colocou o Athletico de novo na frente!

No dia seguinte, todos os jornais destacavam a bravura do time rubro-negro. E, a partir daquele dia, o Athletico ficou conhecido para sempre como o “Time da Raça”.

Coritiba 1×2 Athletico Paranaense

Campeonato Paranaense 1933: Primeira rodada
Data: 21/05/1933
Local: Estádio Belfort Duarte, em Curitiba
Árbitro: Athayde Santos

Coritiba: Esmanhotto; Anjolillo e Pizzatto; Guarany, Ninho e Contim; Laudelino (Cuka), Levoratto, Emílio, Pizzatinho e Érico - Gol: Levoratto

Athletico Paranaense: Alberto; Zanetti e Normando; Canoco, Falcine e Cid; Levorattinho (Naná), Marreco, Rosa, Mimi e Firmino - Gols: Rosa e Marreco

Reportagem no Diário da Tarde sobre a vitória do Furacão no clássico
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações