♪♫♪♫ De lá, pra cá, surgiu o Domingos da Guia... ♪♫♪♫

Foto: arquivo

Domingos da Guia e a camisa do Bangu Atlético Clube

Domingos da Guia, o Divino Mestre, foi, provavelmente, o primeiro zagueiro famoso da história do futebol brasileiro. Nascido no Rio de Janeiro, em 19 de novembro de 1912, e falecido em 18 de maio de 2000, também na cidade carioca, seu início e término da carreira no esporte bretão foi no mesmo clube: o Bangu.

A família do grande zagueiro morava em Bangu e foi por isto que ele começou no futebol no time da fábrica de tecelagem do bairro, estreando no time principal em 1929, quando tinha apenas 17 anos. Logo mostrou ser um defensor acima da média, saindo driblando os adversários na retaguarda. Esta jogada ficou conhecida como domingada.

Em 1932, Domingos da Guia acabou sendo negociado com o Vasco da Gama, para seguir carreira até fora do Brasil, mas acabou não fazendo parte de uma das maiores glórias da história do Bangu: a conquista do título do carioca de 1933.

O jogador foi campeão nos três principais países da América do Sul quando se fala em futebol: no Uruguai, vestindo a camisa do Nacional de Montevidéu, na Argentina a do Boca Juniors e, no Brasil, além da alvirrubra e cruzmaltino, também atuou com destaque no Corinthians e Flamengo. Em 1950, voltou ao Bangu, para encerrar a carreira.


Domingos da Guia também fez parte da Seleção Brasileira, sendo um dos jogadores mais importantes da equipe na Copa do Mundo de 1938, a primeira grande campanha do escrete nacional em mundiais, ficando na terceira colocação.

Ainda que tenha passado por vários clubes e se tornado ídolo de futebol pelo Flamengo, sua história foi ligada ao Bangu, inclusive tendo seu nome incluído na letra do hino composto por Lamartine Babo: “de lá para cá surgiu o Domingos da Guia ...”.

Porém, a relação de Domingos da Guia com o Bangu não pára por aí. Ele teve três irmãos que defenderam o Alvirrubro: Luiz, o Perfeito, Ladislau, o Tijolão, e Médio da Guia. Além deles, mais um jogador do "Clã da Guia", Ademir, filho de Domingos, começou na equipe de Moça Bonita. Um bela história do Divino Mestre com o Clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações