Os títulos do Paulistão definidos no Pacaembu em seus 80 anos

Por Raoni David/FPF
Foto: Marcos Ribolli / Globo Esporte.com

O Ituano foi o último time a conquistar um Paulistão no Pacaembu

Em 80 anos desde a sua fundação, em 27 de abril de 1940, o estádio Paulo Machado de Carvalho, popularmente conhecido como Pacaembu, foi palco de 21 títulos de campeonato paulistas. Apesar da forte conexão com a torcida corintiana, foram palmeirenses e são-paulinos quem mais comemoraram taças estaduais no local. O último a fazer festa no estádio foi o Ituano, campeão paulista de 2014.

Fundado em 27 de abril de 1940, numa vitória do então Palestra Itália por 6 a 2 sobre o Coritiba, o estádio municipal era considerado o mais moderno de toda a América do Sul e, com isso, viveu seu auge nas próximas três décadas, quando receberia os jogos mais importantes das equipes de São Paulo. Este panorama se alteraria com a construção do estádio do Morumbi, inaugurado por completo em 1970.

O São Paulo, time que construiria o ‘maior estádio particular do Mundo’ à época, foi quem mais festejou títulos paulistas no Pacaembu, ao lado do Palmeiras, que, por sua vez, foi o primeiro a conseguir tal feito. Ambos têm seis títulos cada. Com quatro taças, o Santos aparece na sequência, à frente ainda dos três títulos corintianos, além de uma conquista do São Caetano e do Ituano.

O auge do Pacaembu - Os jogos mais importantes de São Paulo passaram a ser disputados no melhor estádio disponível na cidade, tornando o Pacaembu em grande palco de títulos estaduais. A competição, porém, era disputada por pontos corridos e nem sempre as partidas decisivas aconteciam no estádio.

Imagem

O primeiro título paulista no Pacaembu foi do Palmeiras, em 1942, seguido de diversas conquistas tricolores, campeão paulista no local em 1943, 1945, 1946, 1948 e 1949, enquanto a equipe alviverde voltou a ser campeã no estádio em 1950. No ano seguinte foi a vez de o Corinthians festejar seu primeiro título estadual no local, feito repetido em 1954. Todos sem uma decisão direta, tal qual a conquista são-paulina de 1957.

Em 1956, o Santos foi campeão na primeira decisão de título em confronto direto do estádio pela competição estadual. Empatados na fase regular do campeonato, santistas e são-paulinos fizeram um jogo-desempate para definir o campeão, vencido pelo time de Vila Belmiro por 4 a 2. Já em 1959, foi a vez de o Palmeiras ser campeão com uma decisão, diante dos santistas, vencidos após três grandes confrontos.

Dominante na década de 1960, o Santos conquistaria a maior parte de suas taças na Vila Belmiro, ganhando no Pacaembu os paulistas de 1962 e 1967 -este segundo em nova decisão direta com o São Paulo após empate na fase regular do torneio. Outro grande time da época, o Palmeiras fez a festa nas conquistas de 1963 e 1967 no local, antes de ser campeão em 1972, no último título estadual do Pacaembu no Século XX.


O novo século - Com a inauguração do estádio do Morumbi em 1970, que passa a receber decisões de títulos agora previstas nos regulamentos da maioria dos Paulistas a partir de 1973, o Pacaembu fica mais de 30 anos sem testemunhar um campeão estadual em suas dependências. Coube ao São Caetano quebrar o jejum do estádio, em 2004, quando o time do ABC superou o Paulista de Jundiaí na segunda decisão caipira da história do estadual.

Cinco anos depois, o Corinthians que já há algum tempo passara a mandar suas partidas decisivas no estádio municipal em detrimento do Morumbi, como fazia historicamente, volta a ser campeão paulista no Pacaembu após 55 anos. Na ocasião, o time de Ronaldo Fenômeno venceu o Santos de Neymar para ficar com a taça, que não escaparia da equipe de Vila Belmiro no ano seguinte, após superar o Santo André em decisão emocionante que coroou o futebol vistoso dos santistas em 2010.

Em grande sequência de finais nessa época -decidiu o Paulistão entre 2009 e 2016- o Santos retornou ao Pacaembu em busca da taça em 2014. No entanto, teve a conquista da 21ª taça estadual adiada pelo Ituano que, nos pênaltis, venceu os favoritos no segundo título paulista de um time do interior no Pacaembu.

Todos os títulos paulistas no Pacaembu:

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Colabore

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações