Geovani e sua passagem meteórica pelo Bologna

Por Lucas Paes

Geovanni teve boa, porém rápida passagem no Bologna

Completando 56 anos neste dia 6 de Abril, o volante Geovani é um dos maiores ídolos do Vasco da Gama. Apelidado de Pequeno Príncipe, o meio-campista jogou mais de 400 jogos com a camisa do Cruzmaltino. Dono de grande qualidade, depois dos primeiros seis anos vestindo o alvinegro do gigante carioca, chamou a atenção do maior campeonato do mundo nos anos 1980 e foi adquirido pelo Bologna, em 1989.

Chegou aos Rossoblu por intermédio do presidente Gino Corloni, que queria que o meio-campista adicionasse sua classe a um elenco que tinha bons veteranos, como Bruno Giordano e Antônio Cabrini. Acabaria passando apenas uma temporada em solo italiano, o suficiente para, apesar dos momentos ruins, marcar um espaço no coração do torcedor rossoblu. Naquele ano, o Bologna terminaria o Calcio na oitava colocação.

Na Bota, porém, Geovani sofreu com o peso e com sua forma física, fazendo com que alternasse momentos bons e ruins. A culinária italiana acabou sendo prejudicial ao craque brasileiro, que não conseguiu desenvolver todo o seu potencial com a camisa do Bologna. Jogou um total de 27 jogos e marcou dois gols. Ajudou, porém, a classificar o time para a Copa da UEFA. 

Gol de Geovani que decidiu o clássico contra a Fiorentina

O principal momento vivido pelo brasileiro na Itália foi num clássico contra a Fiorentina. Ele acabou decidindo o jogo com um belíssimo gol num chute de muito longe, que acabou entrando sem dar muitas chances ao arqueiro da Viola. O outro gol de Geovani pelos Veltri foi um gol de pênalti diante do Ascoli, que terminaria na lanterna daquele campeonato. Mesmo jogando pouco, acabou marcado no coração dos torcedores justamente por causa desse gol contra a Viola.

Ao fim da temporada 1989/1990, acabou negociado com o Karlsruher, da Alemanha. Na Bundesliga, apesar de também não ter uma passagem muito marcante, ajudou olube a se manter na primeira divisão na temporada em que esteve no país tedesco. Acabaria retornando ao Vasco no ano de 1991, para fazer mais história vestindo a camisa cruzmaltina.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações