Fifa sugere cinco substituições em jogos na volta da quarentena

Por Lula Terras
Foto: divulgação

Para diminuir o desgastes nos jogos pós-pandemia, Fifa sugere cinco substituições

Mesmo sem uma definição quanto à volta das atividades esportivas, paralisadas devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), algumas instituições já estão se programando para o reinício das atividades. Tivemos a iniciativa louvável da CBF, que anunciou uma ajuda financeira para os clubes das séries C e D e Feminino A1 e A2 e, na contramão, a Federação Paulista de Futebol (FPF), sem dúvidas, a mais rica entre todas em as demais em atividade no País, negar um apoio e pior, reduzir o já acertado para esta temporada, devido a essa paralisação. 

Quem também vem propondo algumas medidas é a entidade máxima que comanda o futebol em todo o Planeta. A Fifa propôs, recentemente, uma mudança temporária na regra de suas competições, visando ajudar os clubes a administrar melhor seu elenco, diante de provável desgaste, dado o longo período de paralisação.


A entidade sugere que cada equipe possa fazer cinco substituições por partida, hoje são permitidas três, para cada time. Essa medida está embasada na provável maratona de jogos até o final do ano, para que sejam cumpridos os calendários da atual temporada. Em sua justificativa, a Fifa lembra que a segurança dos jogadores é uma das suas prioridades e o acúmulo de jogos num curto espaço de tempo, aumenta o risco de lesões. 

Para que a medida seja colocada em prática terá que ser aprovada pela International Board (IFAB), órgão que faz a gestão de regras do esporte. A meu ver, embora não seja nenhuma novidade, a medida pode ser positiva, uma vez que haverá maiores condições de trocas de atletas, preservando-se aqueles que venham a apresentar maior desgaste físico.

Imagem

Em São Paulo, onde a Copa São Paulo de Futebol Júnior já vem utilizando há algum tempo, com a possibilidade de seis alterações, em três paradas, durante a partida. Essa mesma alteração havia sido anunciada pela FPF no Campeonato Paulista de Futebol da Série B, que equivale à 4ª Divisão, se é que será realizada na atual temporada. 

Enfim, para saber se serão acertos ou erros, temos que esperar o final desta fase terrível que atinge não só o mundo do esporte, mas toda a população mundial. Vamos torcer que as coisas se normalizem o mais breve possível, e que sirva de aprendizado para novas atitudes a se tomar, a partir daí.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações