'De Araras para o mundo': multicampeão Roberto Carlos celebra 47 anos

Com informações da FPF
Foto: AFP

Roberto Carlos e seu emblemático gol contra a França em 1997

Neste 10 de abril, Roberto Carlos, um dos maiores laterais esquerdo da história do futebol mundial, celebra 47 anos. Multicampeão por Palmeiras, Real Madrid e Seleção Brasileira, o ex-jogador hegemonizou o lado esquerdo do campo por mais de uma década, sendo considerado um dos principais jogadores da posição de sua geração.

Natural de Garça, no interior do estado, Roberto Carlos da Silva Rocha começou a sua trajetória profissional pelo União São João, de Araras, em 1991. No ano seguinte, foi emprestado ao Atlético-MG, mas retornou ao clube do interior.

Em 1993, chegou ao Palmeiras. Pelo clube alviverde, Roberto Carlos fez parte da equipe que conquistou os títulos paulista de 1993 e 1994, do bicampeonato brasileiro também em 1993 e 1994, além do Torneio Rio-São Paulo, em 1993. Roberto Carlos atuou por 185 partidas pelo time de Palestra Itália, com 114 vitórias, 42 empates e 29 derrotas, com 18 gols no total.


Após sucesso com a camisa palmeirense, o lateral se transferiu para a Inter de Milão em 1995. Após uma temporada, foi parar no Real Madrid, onde fez história. De 1996 a 2007, o jogador defendeu as cores do clube madrilenho, conquistando inúmeros títulos como três Liga dos Campeões, duas vezes o Mundial de Clubes, quatro Campeonatos Espanhol, entre outros.

A carreira vitoriosa no Real Madrid confirmou a presença de Roberto Carlos na Seleção Brasileira. Pelo time nacional, o ex-jogador disputou três Copas do Mundo -1998, 2002 e 2006. Ao todo, com a seleção canarinha, venceu a Copa do Mundo de 2002, 2 edições de Copa América (1997 e 1999), além da Copa das Confederações (1997).

Imagem

Quando encerrou seu ciclo no Real Madrid, o ex-jogador ainda passou três anos no Fernebahçe, da Turquia. De lá, retornou ao Brasil e jogou por um ano e meio pelo Corinthians, ao lado do parceiro Ronaldo, o Fenômeno. Após o time paulista, ainda atuou pelo Anzhi, da Rússia, e encerou a sua carreira como atleta pelo Delhi Dynamus, da Índia.

Ainda quando jogava pelo time russo, Roberto Carlos atuou como auxiliar-técnico e coordenador do clube. Depois de sua passagem pela Índia, assumiu como técnico do Sivasspor, da Turquia, em seguida do Delhi Dynamus, da Índia, onde havia pendurado as chuteiras, do Real Madri Sub-19 e sua última passagem como treinador aconteceu na Austrália, pelo South Melbourne, na temporada 2017/2018.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Colabore

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações