A passagem de Edmundo na Fiorentina

Por Lucas Paes
Foto: EFE

Edmundo ficou um ano e meio na Fiorentina

Edmundo, vulgo o Animal, foi um dos melhores jogadores que surgiu no futebol brasileiro entre as décadas de 1980 e 1990. Brilhante em passagens por Palmeiras, Corinthians e principalmente no Vasco, onde fez uma temporada digna de Bola de Ouro em 1997, o Animal despertou o interesse do que na época era a principal liga do Mundo. Em 1998, acabou contratado pela Fiorentina. O ex-atacante e hoje comentarista completa 49 anos neste dia 2 de Abril.

Na época, Edmundo deixou o Vasco por 9 milhões de dólares, preço bastante elevado. No ataque, faria dupla com Gabriel Batistuta, genial matador argentino de vulgo "Batigol". Na época, os dois eram, junto a Rui Costa, os grandes destaques da Viola. Ele deixou o Cruzmaltino devido a litígio com dirigentes relacionado a salários atrasados. 

A dupla com Batistuta rendeu vários gols para a Viola

Seu começo não foi muito bom, mas depois da Copa do Mundo, ele finalmente mostrou a que veio. A dupla com Gabriel Batistuta infernizava zagueiros e a Fiorentina se mantinha na parte de cima da tabela graças aos gols dos dois jogadores e ao brilhantismo também de Rui Costa. A Fiorentina chegou a liderar o Calcio na temporada 1998/1999 e jogava o fino da bola. Infelizmente, para Edmundo, seu temperamento como sempre acabou por minar uma passagem que poderia ter tido mais brilho.

Já no final de 1998, porém começou a brigar com companheiros de time e com o treinador Giovanni Trapattoni. Chegou as vias de fato com Bigica, que era seu melhor amigo na equipe. A gota d'água, para o elenco todo, se deu em fevereiro, quando em meio a uma sequência dura de jogos, Edmundo veio curtir o carnaval no Rio de Janeiro, com autorização do staff da Viola. Ainda chegou a jogar pela Fiorentina, mas sua passagem terminou ao fim da temporada 1998/1999. Foram 48 jogos e 16 gols pelos italianos. 


Acabou retornando justamente ao Vasco, com um empréstimo do Bank of Americas que ajudaria a quebrar o clube anos mais tarde. Ainda retornaria a Itália, em passagem sem muito brilho pelo Napoli, anos depois. O próprio Edmundo diz ter se arrependido da má gestão que fez de sua carreira quando estava na Europa, fala dita por ele em entrevista a ESPN Brasil. Apesar de tudo, ainda é considerado um dos grandes brasisleiros da história da Fiorentina. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações