O Grenal do Século - A semifinal do Brasileirão de 1988

Por Lucas Paes
Foto: Fernando Gomes/Agência RBS

Grêmio e Inter decidiram a vaga na final do Brasileirão de 1988

No Brasileirão de 1988, a fase decisiva do campeonato invadiu o ano seguinte, algo relativamente comum no futebol brasileiro em outros tempos, nos campeonatos que ocorriam no segundo semestre. O Grenal, considerado um dos maiores clássicos do país não a toa, nunca tinha extrapolado as fronteiras gaúchas em jogos decisivos como ocorreu no Campeonato Brasileiro de 1988. Naquele ano, num jogo que ocorreu já em  12 de fevereiro do ano seguinte, Grêmio e Inter decidiram uma vaga na final do Brasileirão e ao mesmo tempo uma vaga na Libertadores. O confronto ficou conhecido como Grenal do Século. Em 2020, finalmente depois de tanto tempo de espera, as duas equipes tiveram e terão um confronto numa competição maior, valendo pela Libertadores já na fase de grupos, isso claro, se o Coronavírus permitir o jogo do returno.

O Brasileirão de 1988 teve duas fases classificatórias antes do mata-mata. Nas quartas, o Grêmio passou pelo Flamengo, enquanto o Inter eliminou o Cruzeiro. Assim, se configurou o confronto de semifinais entre os dois times, O primeiro jogo, no Estádio Olimpico, apesar de disputado, terminou sem gols, assim, toda a decisão ficaria para o domingo, um dia que já se anunciava histórico como tantos outros domingos de Brasileirão, no Beira-Rio. Nesse momento, o cronista Lauro Quadros criou o nome de "Grenal do Século.".

Numa tarde quentíssima no Beira-Rio, que recebeu quase 80 mil pessoas, Colorados e Tricolores tiveram um domingo cheio de emoções e reviravoltas. A primeira festa no Beira foi da torcida visitante, que viu Marcus Vinicíus abrir o placar com um lindo gol aos 25 minutos da primeira etapa e explodir a torcida visitante. Marcus recebeu lindo lançamento de Airton e mandou um torpedo que explodiu na trave e foi para o fundo das redes de Taffarel. Ainda antes do fim do primeiro tempo, o Inter ficou com um a menos quando Casemiro foi expulso.

Os gols do jogo

Contrariando o senso de qualquer tipo de treinador, Abel Braga, que anos depois faria história no mesmo Inter, mandou a campo o atacante Diego Aguirre, sim, ele mesmo, no lugar do volante Leonir. No intervalo, Abel Braga cobrou postura do time, segundo relatos de jogadores do Inter a uma reportagem do Globo Esporte, inclusive perguntando ao grupo se eles achavam que tinham capacidade para virar o jogo e mudar a situação adversa.

Ai surgiu um herói redimido. O centro-avante Nilson havia descumprido orientação do próprio Abel sobre não cometer excessos e havia sido fotografado no carnaval com duas mulheres. Mesmo com o rival com um a mais, aos 15' da segunda etapa, Edu cobrou falta e Nilson cabeceou sem chances para Mazaropi, empatando o duelo, resultado que dava a vaga ao Inter. Aos 26', em uma boa jogada do ponta Maurício, ele chutou cruzado e Nilson, novamente, completou para as redes, virando o jogo e classificando o Inter.


O colorado foi a final do Brasileirão enfrentar o Bahia, de Bobô. Ao Grêmio restou naquele momento a lamentação. Porém, a última risada foi do Tricolor, que acabou vendo o Inter perder a final para o Bahia depois de uma derrota por 2 a 1 na Fonte Nova e um empate sem gols no Beira-Rio. As torcidas dos eternos rivais gaúchos esperaram por anos por um confronto fora do Gauchão que fosse mais "valioso", por assim dizer. Bateu na trave algumas vezes, a principal ano passado, quando o Grêmio, favorito, acabou derrubado pelo Athletico Paranaense na Copa do Brasil, que o Furacão venceu. Em 2020, as equipes finalmente se enfrentaram pela Libertadores, na fase de grupos, em um jogo que terminou 0 a 0 e teve absurdas oito expulsões.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações