Jogos Olímpicos Tóquio 2020 já têm nova data de início: 23 de julho de 2021

Foto: divulgação CBF

Seleção Brasileira Masculina de Futebol campeã olímpica em 2016

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta segunda-feira, dia 30, a nova data do início dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, que foram adiados: o evento está remarcado para começar em 23 de julho de 2021, com o encerramento para 8 de agosto do mesmo ano. Já a Paraolimpíada será realizada entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021.

Essa decisão foi tomada com base em três considerações principais e em conformidade com os princípios estabelecidos pelo Conselho Executivo do COI em 17 de março de 2020 e confirmados em sua reunião de hoje. Eles foram apoiados por todas as Federações Esportivas Olímpicas de Verão (IFs) e todos os Comitês Olímpicos Nacionais (NOCs):
  • Proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos e apoiar a contenção do vírus COVID-19.
  • Proteger os interesses dos atletas e do esporte olímpico.
  • O calendário internacional de esportes global.
Imagem

Essas novas datas dão às autoridades de saúde e a todos os envolvidos na organização dos Jogos o tempo máximo para lidar com o cenário em constante mudança e com as perturbações causadas pela pandemia do COVID-19. As novas datas, exatamente um ano após as originalmente planejadas para 2020 (Jogos Olímpicos: 24 de julho a 9 de agosto de 2020 e Jogos Paraolímpicos: 25 de agosto a 6 de setembro de 2020), também têm o benefício adicional de que qualquer interrupção que o adiamento cause ao o calendário esportivo internacional pode ser reduzido ao mínimo, no interesse dos atletas e dos FIs. Além disso, eles fornecerão tempo suficiente para concluir o processo de qualificação. As mesmas medidas de mitigação de calor planejadas para 2020 serão implementadas.

O cancelamento - Em uma teleconferência na terça-feira, 24 de março de 2020, com base nas informações fornecidas pela OMS na época, o presidente do COI Thomas Bach e o primeiro-ministro japonês Abe Shinzō concluíram que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 seriam realizados em sua forma completa e o mais tardar no verão de 2021 O Primeiro Ministro reiterou que o governo do Japão está pronto para cumprir sua responsabilidade de sediar esses Jogos de sucesso. Ao mesmo tempo, o presidente do COI, Thomas Bach, enfatizou o compromisso total do COI com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.


Após a decisão de hoje, o Presidente do COI disse: “Quero agradecer às Federações Internacionais por seu apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e seu apoio no processo de consulta nos últimos dias. Gostaria também de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel. ”

Futebol - No futebol masculino olímpico, 14 das 16 participantes estavam confirmadas: Japão, seleção da casa, Alemanha, Espanha, França, Romênia, Nova Zelândia, Egito, Costa do Marfim, África do Sul, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Austrália, Argentina e Brasil. Já no torneio feminino, 10 das 12 seleções estavam confirmadas: Japão, Brasil, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Holanda, Suécia, Canadá, Estados Unidos, Austrália e Zâmbia.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Colabore

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações