Olimpíadas de Tóquio são adiadas "para no máximo o verão japonês 2021", afirma COI

Foto: AFP

Brasil é o atual campeão no futebol masculino olímpico

Finalmente saiu a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI). Depois de protelar uma atitude sobre o adiamento ou não dos Jogos de Tóquio, 2020, que estava previsto para iniciar em 24 de julho, foram adiados para "no máximo no verão japonês de 2021", por conta da pandemia mundial de coronavírus. A decisão foi comunicada nesta terça-feira, dia 24.

Em vídeo conferência, o presidente do COI, Thomas Bach, e o primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, fizeram reunião com Mori Yoshiro, presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020; o ministro olímpico, Hashimoto Seiko; o governador de Tóquio, Koike Yuriko; o presidente da Comissão de Coordenação do COI, John Coates; diretor-geral do COI, Christophe De Kepper; e o diretor executivo dos Jogos Olímpicos do COI, Christophe Dubi.

Bach e o primeiro-ministro japonês Abe expressaram sua preocupação comum com a pandemia mundial do COVID-19, o que está fazendo na vida das pessoas e o impacto significativo que está causando nos preparativos dos atletas globais para os Jogos.

A propagação sem precedentes e imprevisível do surto viu a situação no resto do mundo se deteriorar. Ontem, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a pandemia do COVID-19 está "acelerando". Atualmente, existem mais de 375.000 casos registrados em todo o mundo e em quase todos os países, e seu número está aumentando a cada hora.

Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o Presidente do COI e o Primeiro Ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional.


Os líderes concordaram que os Jogos Olímpicos de Tóquio poderiam ser um farol de esperança para o mundo durante esses tempos conturbados e que a chama olímpica poderia se tornar a luz no fim do túnel em que o mundo se encontra atualmente. Portanto, foi acordado que a chama olímpica permanecerá no Japão. Também foi acordado que os Jogos manterão o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020.

Futebol - No futebol masculino olímpico, 14 das 16 participantes estavam confirmadas: Japão, seleção da casa, Alemanha, Espanha, França, Romênia, Nova Zelândia, Egito, Costa do Marfim, África do Sul, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Austrália, Argentina e Brasil. Já no torneio feminino, 10 das 12 seleções estavam confirmadas: Japão, Brasil, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Holanda, Suécia, Canadá, Estados Unidos, Austrália e Zâmbia.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações