Preguinho - Mais que um jogador de futebol

Com informações do NetFlu
Foto: arquivo Fluminense

Preguinho foi ídolo no futebol, mas também conquistou títulos em outras modalidades esportivas

Em 8 de fevereiro de 1905, nascia, na cidade do Rio de Janeiro, João Coelho Netto, simplesmente Preguinho. Ídolo do Fluminense nos anos 20 e 30, jogou na época da transição do futebol amador para o profissional, além de ter sido o autor do primeiro gol brasileiro em Copas do Mundo. Porém, ele não era apenas um jogador de futebol e sim um atleta completo, tendo conquistado títulos e medalhas para o Tricolor em outras modalidades.

Filho do escritor Coelho Netto, Preguinho já era sócio do Fluminense antes mesmo de nascer, pois sua família já frequentava o clube. Certa vez disse: “Eu mal sabia falar e o Fluminense já estava em minha alma, em meu coração e meu corpo”.

Ele foi um super atleta. Disputou dez modalidades esportivas pelo clube: Futebol, natação, remo, pólo aquático, saltos ornamentais, atletismo, basquete, vôlei, hóquei sobre patins e tênis de mesa. Chegou a ser campeão de natação e do Torneio Início do Rio de Janeiro de futebol no mesmo dia, em 19 de abril de 1925.

Também foi campeão no Remo, Pólo Aquático, Saltos Ornamentais, Atletismo, Basquetebol e Vôlei. Ainda defendeu o Fluminense no Hóquei sobre Patins e Tênis de Mesa. Trouxe para o Fluminense 387 medalhas e 55 títulos nas modalidades que praticava. Tais façanhas fizeram dele o mais festejado heroi tricolor e, em 1952, o clube concedeu a ele o primeiro título de Grande Benemérito Atleta.


Preguinho esteve na Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1930, realizada no Uruguai. Aliás, ele foi o primeiro autor de gol do Brasil em Mundiais. Na de 1930, marcou para o então time de camisa branca na derrota por 2 a 1 para a Iugoslávia.

Quando o futebol se profissionalizou, não aceitou um centavo sequer para defender o Fluminense. Como jogador de futebol, era atacante. Disputou 162 jogos e fez 132 gols pelo Tricolor das Laranjeiras. Foi campeão carioca em 1937 e 1938, além de 1933, na era amadora. Preguinho faleceu aos 74 anos, mais precisamente no dia 1º de outubro de 1979, vítima de problemas pulmonares.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações