Pré-Olímpico Masculino da Conmebol começa neste sábado


Tem início neste sábado, dia 18, a edição de 2020 do Pré-Olímpico de Futebol Masculino da Conmebol, que será realizado na Colômbia, nas cidades de Pereira, Armênia e Bucamaranga. São as 10 seleções sul-americanas lutando por duas vagas no torneio de Futebol Masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Vale lembrar que o Brasil é o atual detentor da medalha de ouro.

Depois de em três edições seguidas (Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016) a Conmebol indicar os seus representantes do futebol masculino olímpico através dos resultados do Campeonato Sul-Americano do início do ano anterior (2007, 2011 e 2015), a entidade que rege a modalidade do continente resolveu voltar com o formato antigo.

As dez seleções sul-americanas sub-23 estarão divididas em dois grupos de cinco times cada, com os times jogando quatro partidas contra as equipes de dentro de cada chave. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para o quadrangular final, onde todos os quatro times jogarão entre si e dos dois que somarem mais pontos garantirão vaga em Tóquio.

Confira a formação dos grupos:

Grupo A
Colômbia - Chile - Venezuela - Equador - Argentina

Grupo B
Brasil - Paraguai - Bolívia - Uruguai - Peru

Estádios - Para a competição, o organizador indicou três estádios: Estádio Hernán Ramírez Villegas, em Pereira, e o Estádio Centenário, em Armênia, serão utilizados na primeira fase. Já o Estádio Alfonso López, em Bucamaranga, receberá os jogos do quadrangular decisivo.


Última edição - A última vez em que a Conmebol realizou um Pré-Olímpico específico no futebol masculino foi em 2004. Realizado no Chile, a Argentina foi a campeã, classificando para os Jogos de Atenas junto com o Paraguai, que ficou em segundo. Aliás, as duas equipes também fizeram a final olímpica, com a Albiceleste conquistando o ouro.

Aliás, desde 1996, quando o Brasil foi bronze em Atlanta, ao menos um sul-americano fica com medalha. Em 2000, em Sidney, foi a vez do Chile repetir o terceiro posto. Em 2004, como já dito acima, Argentina foi ouro e o Paraguai foi prata.

Na Olimpíada de 2008, em Pequim, a Argentina foi bicampeã, com o Brasil ficando com o bronze. Quatro anos depois, em Londres, o time canarinho medalhou, mas foi prata. Já nos últimos jogos, no Rio de Janeiro, a seleção da casa finalmente ficou com o ouro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações