domingo, 12 de janeiro de 2020

Os gols de Robert Prosinečki em Copas do Mundo por Iugoslávia e Croácia

Fotos: Getty Images.com

Prosinečki em ação por Iugoslávia e Croácia: gols por seleções diferentes em Copas

Na história da Copa do Mundo, há alguns jogadores que disputaram mais de uma edição do torneio por seleções diferentes. Até a década de 60, isto era até comum, porque a Fifa não tinha delimitado as condições de naturalizados. Nos anos 70 e 80 não houve casos como este, voltando apenas na década de 90, por causa das divisões da antiga União Soviética e Iugoslávia. Porém, apenas um jogador fez gols por duas seleções diferentes: Robert Prosinečki, que está completando 51 anos neste 12 de janeiro.

Filho de família de origem crota, Robert Prosinečki nasceu em Villingen-Schwenningen, na antiga Alemanha Ocidental. Porém, ainda novo, seus pais voltaram para o que era a então Iugoslávia. Ele começou no futebol no Dínamo Zagreb, em 1986, mas no ano seguinte foi para o Estrela Vermelha. Campeão do mundo Sub-20 em 1987, dois anos depois, com 20 anos, passou a ser presença constante na Seleção Iugoslava e acabou sendo convocado para a Copa do Mundo de 1990, na Itália.

A Iugoslávia estreou na Copa perdendo de 4 a 1 para a Alemanha. Na segunda rodada, a equipe bateu a Colômbia por 1 a 0. Já em seu terceiro jogo, contra os Emirados Árabes, a partida estava com o placar de 3 a 1, quando Robert Prosinečki marcou o quarto gols dos iugoslavos. Era o seu primeiro gol em Copas do Mundo. A Iugoslávia ainda eliminaria a Espanha nas oitavas e cairia para a Argentina nas quartas.

Com a guerra civil da Iugoslávia, começaram a acontecer as separações e a Croácia declarou independência. Porém, a Fifa suspendeu todas as federações dos países envolvidos na guerra e elas não disputaram as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos. Com isto, Robert Prosinečki só voltaria a disputar uma Copa do Mundo em 1998, na França.


Para 1998, a Croácia montou um belo time e logo na estreia venceria a Jamaica por 3 a 1, com Robert Prosinečki marcando o segundo gol. Com isto, ele se tornaria o primeiro, e até agora, único jogador a marcar gols em Copas do Mundo por seleções diferentes. Ele ainda marcaria mais um gol naquele mundial, em que a Croácia ficou em terceiro, contra a Holanda, na decisão de terceiro lugar, uma vitória por 2 a 1.

Robert Prosinečki ainda foi para a Copa do Mundo de 2002, realizada conjuntamente entre Japão e Coreia do Sul. Porém, ele não fez gol neste Mundial e a Croácia caiu na primeira fase. Porém, o seu nome já estava marcado para sempre na história do evento.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações