Dez jogos inusitados de 2019

Por Lucas Paes

O Fluminense se complicou contra o Avaí no Brasileirão (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

2019 teve lá seus fatos inusitados no futebol. Uma metade de ano que nos presentou com times como o Defensa y Justicia brigando por título nacional, com o Del Valle destruindo tudo e todos no seu caminho rumo a um histórico título da Copa Sul-Americana, com o trabalho do Athletico Paranaense sendo premiado com mais um título grande, com o Tottenham destruindo uma fama de derrotado apenas para ser vencicdo na hora da glória. Neste texto trazemos dez jogos (e situações) inusitados de 2019.

10 - Santos 1 x 1 River Plate (URU) - Pacaembu - Copa Sul-Americana - 26 de fevereiro

O Santos sofreu contra o River no Pacaembu vazio

O Santos de Sampaoli, com justiça, deixou uma marca eterna no coração dos torcedores do Alvinegro Praiano, mesmo sem conquistar títulos. Porém, o argentino sofreu alguns traumas no comando do Alvinegro Praiano e um deles veio numa noite de Copa Sul-Americana num Pacaembu sem torcida, devido a punição sofrida pelo Santos ainda em 2017. Jogando no próprio da municipalidade paulista, o Alvinegro Praiano não conseguiu impôr seu jogo e acabou saindo atrás no marcador no começo da segunda etapa. O empate até veio com Soteldo, no finalzinho, mas o placar marcou uma eliminação precoce num torneio onde os santistas tinham chance de sonhar.

9 - Independente de Tucuruí 3 x 1 Paysandu - Navagantão - Campeonato Paraense - 04 de Abril

O Independente surpreendeu o Paysandu na semifinal do Paraense

Uma das maiores surpresas dos estaduais em 2019 veio do norte, mais precisamente do Pará, que foi palco da incrivel campanha do Independente de Tucuruí, que quase levou o título, que já conquistou no ano de 2011. Jogando no seu estádio, o Antônio Dias (vulgo Navengantão), o Galo Elétrico superou uma chuva torrencial e um adversário favorito para abrir grande vantagem nas semifinais do estadual. Joãozinho botou os mandantes na frente, de pênalti. Dedé ampliou no segundo tempo. Nicolas diminuiu para o Papão, mas Dedé, novamente, fez o gol que deu a vitória e a vantagem ao Galo, que seria finalista.

8 - Corinthians 0 x 2 Independiente Del Valle - Arena Corinthians - Copa Sul-Americana - 18 de Setembro

O Del Valle surpreendeu o Corinthians na Arena

Uma das partidas mais absurdas do Del Valle no meio de sua caminhada rumo ao título da Copa Sul-Americano foi o passeio protagonizado pelos equatorianos na Arena Corinthians. Sem conseguir mostrar respostas ao jogo ofensivo e coletivo do time de Ramirez, o Timão de Carille viu Gabriel Torres marcar duas vezes e complicar muito a vida do Alvinegro do Parque São Jorge para o jogo da volta. O fracasso na competição continental deu mais areia para sepultar o trabalho de Carille em 2019, enquanto o sucesso em São Paulo mostrou que o Del Valle tinha força suficiente para fazer história, como terminou realmente fazendo. 

7 - Atalanta 5 x 0 Milan - Atleti Azzurri d'Italia - Campeonato Italiano - 22 de dezembro

O Milan foi destroçado em Bérgamo diante da Atalanta

Quem vê um time de azul e preto goleando o Milan deve pensar no clássico de Milão, mas não foi bem isso que aconteceu em Bérgamo. A Atalanta viveu em 2019 um ano histórico, disputando pela primeira vez a Liga dos Campeões e chegando ao mata-mata. Além disso, os Nerazzurri fazem boa campanha no Calcio e a vítima mais marcante dessa campanha foi o atualmente claudicante Milan. O Rossonero viveu um verdadeiro pesadelo na casa da Dea, levando uma goleada histórica por 5 a 0. Papu Goméz, Pasalic, Ilicic (duas vezes) e Muriel marcaram os gols da goleada, que afundou o Milan na décima colocação e colocou a Atalanta novamente na briga pela vaga na Liga dos Campeões.

6 - Southampton 0 x 9 Leicester City - St. Mary's Stadium - Premier League - 25 de Outubro

  O Leicester destruiu o Southampton em pleno St Mary

A Premier League da temporada 2019/2020 tem sido palco de quebras de muitos recordes, a maioria deles feito pelo líder Liverpool. Uma das marcas, porém, foi conseguida pelo Leicester City, que faz linda campanha, sofrendo por ter um concorrente de números praticamente super-humanos. Os Foxes foram até o Saint Mary, em Outubro e simplesmente destruíram o Southampton. A situação foi facilitada pela expulsão de Bertrand. Chiwell já havia feito o primeiro do Leicester quando o inglês foi expulso. Tielemans fez o segundo, Perez o terceiro e o quarto gol e ainda no primeiro tempo o imparável Vardy fez o quinto. No segundo tempo, Perez fez mais um, Vardy marcou seu segundo e aumentou para 7 a 0. Já no finalzinho, Maddison e Vardy fecharam a goleada, que foi a maior de um visitante na história da Premier League, igualando também a maior goleada da história da competição.

5 - Real Madrid 1 x 4 Ajax - Santiago Bernabéu - Liga dos Campeões - 5 de Março

O show do Ajax foi apenas o começo do show holandês na UCL

O Ajax foi uma das maiores gratas surpresas da temporada 2018/2019. Os holandeses ficaram muito perto de chegar a decisão da Liga dos Campeões e sabe-se lá o que poderiam fazer diante do Liverpool. A surpresa começou com uma das vitórias mais surpreendentes da Liga dos Campeões. O Real Madrid havia batido o Ajax em Amsterdam e parecia que o jogo do Bernabéu seria só protocolar, porém Tadic não quis que fosse dessa forma. O sérvio destruiu os madridistas, com grande atuação. Zyiech fez o primeiro dos holandeses, com David Neres ampliando ainda no primeiro tempo, num jogo que era um verdadeiro show dos comandados de Ten Hag. Tadic, dono da festa, fez o terceiro, antes de Asensio diminuir para o Real Madrid. O gol foi pouco comemorado pois Schone fechou o placar logo depois e mandou o sonho do tetra seguido dos Galácticos pro espaço. 

4 - União Suzano 2 x 2 Jabaquara - Estádio Francisco Marques Figueira - Paulista da Segunda Divisão - 31 de Maio

Jabuca e USAC empataram em Suzano
(Foto: Genilton Lucas)

O Jabaquara decepcionou sua torcida em 2020 e fez uma campanha terrível no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Em jogo que teve cobertura do site, o na época líder União Suzano enfrentou o Jabuca em casa e acabou sofrendo contra o Leão da Caneleira. Yuri fez o primeiro do rubro-amarelo, mas Léo Rincon empatou com um golaço. Ainda no primeiro tempo, Joilson fez o segundo do Jabuca, de pênalti. O empate do time de Suzano veio aos 35 do segundo tempo, com Tocantins. O Jabuca teve naquele dia um de seus únicos dois pontos no campeonato. Vale lembrar que o União Suzano também teve um outro resultado inusitado em casa: foi goleado pelo Mauaense por 6 a 0. O USAC terminaria a primeira fase na segunda posição e depois teria uma debandada do elenco antes do início da segunda etapa da competição, por falta de pagamento de salários e acabou sendo eliminado sem lembrar o que fez na fase inicial.

3 - Tottenham 2 x 7 Bayern - Tottenham Stadium - Liga dos Campeões - 01 de Outubro

Gnabry deu um show na goleada Bávara

O novo estádio do Tottenham já tem uma memória nada agradável para sua história: ser palco da maior goleada sofrida pelos Spurs dentro de casa em muito tempo. Num dia onde Gnabry estava iluminado, um Bayern em rara noite iluminada nesta primeira metade de temporada deu uma verdadeira surra no atual vice-campeão europeu. Curiosamente, o resultado veio de virada, pois Son fez o primeiro gol do jogo, para o Tottenham. A partir daí, virou um passeio. Kimmich empatou, Lewandowski virou e Gnabry marcou duas vezes, antes de Kane marcar o segundo dos ingleses, de pênalti. Mas os bávaros estavam com fome e Gnabry ainda foi as redes duas vezes, além de outro gol de Lewandowski que fechou o marcador. O Bayern goleou por 7 a 2 e deixou o Tottenham em situação complicada, na sequência ruim que viria a terminar o trabalho de Pochettino em Londres.

2 - Ituano 5 x 1 Santos - Novelli Júnior - Campeonato Paulista - 3 de fevereiro

O Ituano goleou o Santos no Novelli Júnior

Antes da eliminação na sul-americana, o Santos de Sampaoli já havia sofrido um baque tremendo no Paulistão. Assim como ofensivo, o time também tinha tendências meio "suicidas". Num dia onde tudo deu errado para Aguilar, o Alvinegro Praiano viu o Ituano, um certo pesadelo na vida dos santistas depois de bater o Peixe numa final de Paulistão, golear o Alvinegro Praiano, na época em que a equipe era badalada pelo jeito do técnico argentino montar o time. Morato, Marcus Vinicius e Jonas fizeram os primeiros gols do Galo, antes de Jean Motta diminuir o placar. Ainda no primeiro tempo, porém, Morato fez o quarto, complicando demais a situação do Santos. No segundo tempo, Leonardo fechou o marcador que acendeu o alerta para problemas que o Peixe teria no futuro.

1 - Pacotão - Fluminense x Três últimos colocados do Brasileirão no Maracanã

O Fluminense perdeu para o Avaí em pleno Maracanã

O primeiro lugar é um "pacotão" protagonizado pelo Fluminense em 2019. O Tricolor das Laranjeiras sofreu no Maracanã contra os três últimos colocados do Brasileirão. Começando em 18 de Agosto, o Tricolor acabou batido pelo CSA dentro do Maracanã, por 1 a 0, na primeira vitória dos alagoanos em sua história no Maraca. Depois, veio a humilhante derrota em casa para o Avaí, no dia 2 de setembro, primeira vitória do Leão catarinense na competição, também por 1 a 0. Por fim, já em Outubro, o Fluminense ficou no 1 a 1 com a Chapecoense. No caso de Chape e Avaí, o Fluzão não conseguiu bater nenhum dos dois nem jogando fora de casa, ao contrário do CSA, que foi vencido pelo time das Laranjeiras, em Alagoas. A sorte do Flu contra o Z4 só não foi pior porque o Cruzeiro acabou sendo goleado pelo Tricolor, ainda no começo do campeonato, no Maracanã. E, com todo este retrospecto contra os times da parte de baixo da tabela, o Fluminense conseguiu escapar da degola! Mas, os três resultados nada positivos contra os três últimos colocados do Brasileirão são mais que dignos do primeiro lugar.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações