A passagem de Zagallo pela Portuguesa em 1999

Por Lucas Paes

A Lusa foi um dos últimos trabalhos de Zagallo como treinador

Mario Jorge Lobo Zagallo, é um dos maiores ícones do futebol brasileiro em toda a história. O Velho Lobo ainda é um ícone do futebol brasileiro e marcou a história de diversos clubes que passou e, é claro, da Seleção Brasileira. Neste dia 9 de Agosto, ele completa 88 anos. Relembramos aqui um de seus últimos trabalhos como treinador, em 1999, Zagalo chegou a Lusa.

Buscando aumentar um pouco seu apelo midiático e manter os bons resultados dos últimos anos dentro de campo, a Portuguesa fechou a contratação de Zagallo ainda em dezembro de 1998. Com ótimos valores, os rubro-verdes haviam sido semifinalistas do Brasileirão daquele ano, sendo batidos pelo Cruzeiro, que perderia a final para o absurdamente forte time do Corinthians. A equipe lusitana vinha em plena ascensão midiática desde o vice nacional em 1996 e Zagallo, que havia dirigido o Brasil vice-campeão da Copa do Mundo de 1998, era uma tentativa de melhorar ainda mais essa situação.

O Velho Lobo estreou bem na Lusa. Na tarde de 24 de janeiro de 1999, os rubro-verdes venceram a Matonense por 2 a 0 no Canindé. Sem estar no mundo do futebol há sete meses, Zagallo foi saudado pelo torcedor lusitano e ficou emocionado com a boa recepção. A Lusa fez campanha razoável na primeira fase do Paulistão, classificou-se a segunda fase, mas caiu antes do mata-mata, num grupo que tinha São Paulo, Palmeiras, Inter de Limeira, Rio Branco e Matonense. A Portuguesa terminou em terceiro, apenas dois pontos atrás do São Paulo. Na Copa do Brasil, os rubro-verdes caíram nas oitavas para o Athletico Paranaense.

O contrato de Zagalo acabou renovado em Junho. Mas o Brasileirão traria o fim de sua passagem pelo comando luso. O Velho Lobo viu a Lusa ter um começo muito ruim de brasileiro e acabou demitido em Outubro, depois de ficar praticamente um mês inteiro sem vencer um jogo. A "magia" do 13 não bastou para segurar o velho Lobo na Portuguesa. Conseguira vencer apenas Guarani, São Paulo e Atlético Paranaense, em 14 jogos disputados.

Naquele ano, a Lusa terminou o campeonato em penúltimo, sofrendo para se adaptar aos tempos da Lei Pelé e só não caiu porque o rebaixamento vinha por média de pontos. Como a Lusa vinha de bons campeonatos em 1997 e 1998, a campanha fraca de 1999 não influenciou na média. Uma situação que causou os problemas que acabaram com a criação da Copa João Havelange de 2000. Já Zagallo treinaria o Flamengo, entre 2000 e 2001 e ficaria de coordenador técnico na CBF, até 2006, seu último trabalho.
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

  1. Gente eu tenho um boné q ele autografou e m deu de presente nesta época em Serra negra..quando ele fez um amistoso com mogi mirim em serra negra no estádio da cidade...

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações