Everaldo - O gaúcho do Tri

Everaldo faleceu em 1974, em um acidente automobilístico (foto: arquivo Grêmio)

Lateral-esquerdo que não avançava muito, mas era muito eficiente na marcação. Por causa disto, foi o escolhido para ser o titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970, no México, onde o time conquistou o terceiro título mundial, colocando o novo e talentoso Marco Antônio na reserva, para assim liberar as subidas pelo lado direito, com Carlos Alberto Torres. Estamos falando de Everaldo, ídolo do Grêmio, e primeiro campeão do mundo de um clube gaúcho.

Nascido na cidade de Cachoeira do Sul, no dia 11 de setembro de 1944, Everaldo chegou no Olímpico com apenas 13 anos de idade para atuar pela categoria infanto juvenil. Aos 20 anos, recém subido para o time principal, foi emprestado para o Juventude, onde atuou por uma temporada. Ao retornar, assumiu a lateral-esquerda para não mais deixar.

Pelo tricolor, conquistou os estaduais de 1966, 1967 e 1968. Dois aos depois, Everaldo sagrou-se campeão mundial no México com a Seleção Brasileira. Tal feito, tornou-o o primeiro jogador de um clube gaúcho a conquistar uma Copa do Mundo pelo Brasil. No seu retorno a Porto Alegre, foi recebido por milhares de pessoas que lotaram as ruas da cidade para saudar o atleta.

Seis dias depois, o Conselho Deliberativo do Grêmio, em uma sessão solene, perpetuou oficialmente a figura de Everaldo na história do Clube dedicando ao atleta a famosa estrela dourada na bandeira. Na ocasião, o jogador recebeu também o título de Atleta Laureado além de duas cadeiras quitadas no Estádio Olímpico.

No dia 27 de outubro de 1974, aos 30 anos de idade, ao retornar de uma viagem ao interior do Rio Grande do Sul, Everaldo Marques da Silva acabou falecendo em um acidente automobilístico perto da localidade de Santa Cruz do Sul. A morte precoce do atleta não foi suficiente para apagar as lembranças de um jogador exemplar tanto dentro quanto fora do campo.

* Com informações do site oficial do Grêmio.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações