Pepe recebendo o prêmio Belfort Duarte

Com informações do Santos FC

Pepe foi o único atleta do Santos a receber a honraria (foto: arquivo Santos FC)

João Evangelista Belfort Duarte foi um entusiasta do futebol nos primórdios da modalidade no Brasil. Rodou o país divulgando o esporte que veio da Inglaterra, colocando em prática as regras, divulgando campeonatos e fundando times. Além disto, era um entusiasta do jogo limpo, o famoso Fair Play.

Em 1945, mais precisamente no dia 16 de agosto, o Conselho Nacional do Desporto resolveu criar um prêmio para um jogador que atingisse no mínimo 200 jogos, em um prazo de 10 anos, sem ser expulso e deu o nome ao mesmo de "Prêmio Belfort Duarte". Vários atletas conquistaram o prêmio, entre eles José Macia, o Pepe.

No dia 21 de setembro de 1967, o eterno “Canhão da Vila, José Macia, o querido Pepe recebia da Confederação Brasileira de Desportos o diploma Belfort Duarte e uma medalha de prata. Esse diploma foi ofertado ao craque santista pois durante sua trajetória como futebolista nunca foi expulso de campo. Pepe jogou pelo Santos FC 741 partidas desde a primeira no dia 23 de maio de 1954.

Além da medalha de prata e do diploma o craque Pepe também recebeu uma carteirinha que lhe concede entrada gratuita em qualquer campo no Brasil. Depois de ter sido extinta essa premiação, em 1981, o prêmio voltou a ser concedido pela CBF, a partir de 1995, a entidade no entanto, fez uma alteração: somente jogadores aposentados poderiam requerer o prêmio.

O Prêmio Belfort Duarte tornou-se, a partir de 2008, uma premiação de futebol criada pela Rede Globo, destinada anualmente ao jogador mais bem disciplinado do Campeonato Brasileiro de Futebol. Porém, isto durou apenas dois anos e seu atual detentor é Gilmar, que fez apenas 9 faltas em 21 jogos atuando pelo Náutico em 2009. Mas, juntando todas as fases da premiação, Pepe foi o único atleta do Santos a conquistá-la.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações