Com informações do site oficial do Vasco da Gama
Fotos: arquivo CR Vasco da Gama
Comemoração após a conquista. O Vasco vencia a Libertadores no ano de seu centenário
Contra a sina de que todos os times fracassam em seus centenários, o Gigante foi à Guayaquil decidir um dos títulos mais importantes de sua história, a Libertadores da América, tudo isto cinco dias depois de completar 100 anos de fundação.
E, com uma atuação brilhante, na base da força, o Vasco foi valente e conseguiu suportar a pressão, além do clima desfavorável, anulando as principais jogadas da equipe adversária e abrindo 2 a 0 ainda na primeira etapa. De Ávila chegou a diminuir o placar no segundo tempo, e o Barcelona iniciou uma reação, mas não deu mais tempo, o Vasco era o campeão!
O Gigante estreou na edição de 1998 com uma derrota para o Grêmio no Grupo 2, que ainda contou com o Chivas Guadalajara e o América, ambos do México. Mas, no decorrer da primeira fase, o Cruzmaltino se recuperou e, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, terminou na segunda colocação do grupo, atrás do Grêmio.
Nos mata-matas rumo à final, o Vasco deixou para trás nada menos do que os três campeões anteriores da Libertadores: o Cruzeiro (campeão de 1997) nas oitavas, o Grêmio (campeão de 1995) nas quartas e o River Plate (campeão de 1996) nas semifinais, com um gol do Juninho que virou até música!
Os campeões da Libertadores de 1998
No primeiro jogo da final, no dia 12 de agosto, o Gigante venceu por 2 a 0, em São Januário, com gols de Donizete e Luizão. E, há 15 anos, no dia 26 de agosto de 1998, o Vascão venceu por 2 a 1, em Guayaquil, novamente com gols de Luizão e Donizete, conquistando, assim, a tão sonhada Libertadores da América.
Ao todo, em 14 jogos, foram sete vitórias, cinco empates e somente duas derrotas (ambas na primeira fase), com 17 gols marcados oito sofridos. Com esta bela campanha, o Vasco conquistava novamente a América do Sul (a primeira, em 1948, foi pelo Campeonato Sul-Americano de Clubes), mas desta vez pela tão sonhada Libertadores.
0 comentários:
Postar um comentário