Em 1998, Argentina bateu a Croácia na França

Por Victor de Andrade

Gallardo e Boban disputam lance: jogo definiu a liderança do Grupo H da Copa de 1998

Argentina e Croácia se enfrentam nesta quinta-feira, dia 21, na Rússia, pela Copa do Mundo de 2018. Apesar de os croatas terem uma seleção relativamente nova, criada nos anos 90 com a dissolução da antiga Iugoslávia, as duas equipes já se enfrentaram em Mundiais. Isto aconteceu em 1998, na França, e a Albiceleste levou a melhor: 1 a 0.

A verdade é que as duas seleções se encararam na última rodada da primeira fase daquele mundial, em jogo válido pelo Grupo H, no Parc Lescure, em Bordeaux, na França, já classificadas para as oitavas de final, com o embate valendo apenas pelo primeiro lugar da chave.

Apesar de as equipes pouparem alguns atletas pendurados por um cartão amarelo, aquele jogo, em 26 de junho, tinha grandes jogadores. De um lado, nomes como Batistuta, Ortega, Verón e Zanetti. Do outro, Suker, Jarni e Prosinecki.

Pineda sai para comemorar o único gol do jogo

Apesar da esperança de se ter um bom jogo, a partida não foi tão movimentada. Apesar de jogar pelo empate, pois a Argentina havia vencido a Jamaica por 5 a 0, contra o 3 a 1 da Croácia (as duas seleções venceram o Japão pelo placar mínimo), a Albiceleste começou um pouco melhor na partida, tentando procurar mais o ataque.

O ímpeto um pouco maior dos sul-americanos foi premiado aos 39 minutos, quando Pineda, pela esquerda, recebeu um lançamento de Ortega, matou a bola no peito, invadiu a área e chutou forte na saída do goleiro Ladic: 1 a 0 para os argentinos.

O gol argentino na partida

Na segunda etapa, o croatas voltaram tentando buscar a virada, que daria a liderança da chave. Porém, foi a vez do sistema defensivo argentino trabalhar bem e garantir a terceira vitória Albiceleste naquele mundial, a segunda pelo placar mínimo.

Porém, o que ocorreu na sequencia daquela Copa foi totalmente o inverso do resultado. A Argentina precisou das penalidades para eliminar a Inglaterra nas oitavas, depois de um 2 a 2 no tempo normal, e caiu para a Holanda, nas quartas, perdendo por 2 a 1. Já a Croácia venceu a Romênia nas oitavas, por 1 a 0, a Alemanha nas quartas, com incríveis 3 a 0, e perdeu na semifinal para a anfitriã e campeã do torneio França, por 2 a 1, de virada. Os croatas ainda ficaram em terceiro após vencer a Holanda por 2 a 1.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações