As camisas de Taffarel

Por Victor de Andrade


Um dos maiores goleiros da história da Seleção Brasileira está completando 52 anos neste 8 de maio de 2018. Cláudio André Mergen Taffarel, ou simplesmente Taffarel, foi o titular absoluto do gol da Seleção Brasileira principal por 10 anos. Além disso, deixou sua marca no Internacional de Porto Alegre, onde começou, Parma, Reggiana, Atlético Mineiro e Galatasaray.

Veja abaixo como foi a carreira de Taffarel em todas as camisas que defendeu:

INTERNACIONAL

Surgindo no Inter e já de olho na Seleção

Começou a jogar profissionalmente no Colorado em 1985 e se tornou ídolo imediato de uma torcida acostumada com goleiros sensacionais como Manga e Benítez. Taffarel, inclusive, apareceria para o futebol sendo conhecido pelo seu primeiro nome, Cláudio. Muito jovem, Taffarel marcou presença no Brasileiro de 1986, quando foi uma das revelações da competição. Taffarel rapidamente se tornou uma presença nacional de destaque, com sua convocação para seleção sendo praticamente exigida por toda a torcida brasileira devido a suas grandes atuações no Inter. Foi um dos destaques da final da Copa União de 1987 (equivalente ao Campeonato Brasileiro). No ano seguinte, levou o Inter a mais uma final de Campeonato Brasileiro, ficando com o vice-campeonato pela segunda vez consecutiva. Deixou o Internacional depois da Copa do Mundo de 1990 tendo disputado 24 Grenais, mas sem ter conquistado nenhum título.

PARMA

Taffarel ganhou prêmios jogando pelo Parma

O melhor goleiro brasileiro no final da década de 80 e em toda a década de 90, Taffarel era sinônimo de ser goleiro. Ídolo nacional, construiu sua carreira europeia no Parma, da Itália, que o contratou após a Copa do Mundo de 1990 na Velha Bota. Taffarel jogou pelo Parma por 5 temporadas. Sua primeira passagem foi de 1990 a 1993, período em que conquistou 2 títulos importantes: a Copa da Itália, em 1992, e Recopa Europeia, em 1993. Estreou com a camisa número 1(um) do clube italiano na temporada 1990-1991, jogando todas as 34 partidas do Campeonato Italiano, e repetiu o feito na temporada 1991-1992. Seu retorno ao clube aconteceu já no final de sua carreira, na temporada 2001-02, com tempo de conquistar mais um título no seu currículo: a Copa da Itália de 2002, após bos defesas na vitória na final contra a Juventus. Nessa época, Taffarel era sondado por vários clubes do Brasil: Corinthians, Cruzeiro e Fluminense. Entretanto, em 2003, aos 37 anos, o brasileiro preferiu encerrar sua carreira em território italiano.

REGGIANA

Defendendo o Reggiana na temporada 1993/1994

Na temporada 1993-94, por causa do número de estrangeiros no elenco, Taffarel foi emprestado pelo Parma para o Reggiana da Itália. O reforço do brasileiro fez com que o time permanecesse na Serie A para a próxima temporada. Defendeu um pênalti na última rodada do Campeonato Italiano de 1993-1994 contra o Milan. Taffarel foi considerado um dos melhores goleiros do Campeonato Italiano de 1994, o que confirmou a sua titularidade na Copa do Mundo nos EUA naquele mesmo ano.

ATLÉTICO MINEIRO

A torcida do Galo tem grande respeito por Taffarel

Taffarel chegou ao Atlético-MG em 1995, comprado do Parma da Itália por R$ 1,3 milhões de reais, até então a contratação de goleiro mais cara da história do futebol brasileiro. Sua chegada foi celebrada por uma grande festa pelas ruas de Belo Horizonte. O Atlético-MG organizou uma carreata com trio elétrico, que durou por cerca de três horas e levou milhares de pessoas às ruas. Taffarel fez sua estreia pelo Galo em um amistoso contra o Flamengo, em 10 de fevereiro de 1995, no qual o placar final foi de 3 a 2 para o Atlético-MG. Atuou pelo clube mineiro dos anos de 1995 até 1998, se despedindo na vitória sobre a Caldense por 2 a 0 em jogo válido pelo Campeonato Estadual. Foi para a Copa de 1998 convocado pelo técnico Zagallo, e de lá partiu para o Galatasaray da Turquia, numa negociação que custou US$ 600 mil. Devido ao carinho que criou pela torcida atleticana, escreveu em sua saída uma carta pública a explicando os motivos que o fizeram decidir por deixar o clube. Essa carta foi publicada no jornal Estado de Minas em 12 de julho de 1998. O ex-jogador participou de 191 jogos com a camisa alvinegra e levou 203 gols no total. Nesse tempo, Taffarel conquistou três títulos: o Campeonato Mineiro de Futebol de 1995, a Copa Centenário de Belo Horizonte de 1997 e a Copa Conmebol 1997. Taffarel é, também, o quarto goleiro que mais atuou pelo clube em sua história.

GALATASARAY

Foi decisivo no título da Copa da Uefa de 2000 pelo Galatasaray

Na Europa, ainda é lembrado por ter parado o grande atacante francês Thierry Henry na final da Copa da UEFA do ano 2000. Taffarel era na época goleiro do Galatasaray e esse foi o primeiro título continental do clube turco. Na Final, o Galatasaray e o Arsenal se enfrentaram no Estádio Parken, na Dinamarca, num jogo bastante equilibrado, que terminou num empate em zero a zero no fim dos noventa minutos e se estendeu até ao prolongamento. Na decisão por pênaltis, o Galatasaray levou a melhor, vencendo por 4-1. Com esta vitória na Copa da UEFA, o Galatasaray fez história ao conquistar quatro troféus numa só época, juntando esta conquista ao Campeonato Turco, Taça da Turquia e a Supercopa Europeia em 2000. A decisão da Supercopa Europeia, disputada em agosto de 2000 no Estádio Olimpíco de Mônaco, reunia o Galatasaray, campeão da Copa da UEFA e o Real Madrid, campeão da Champions League. O Galatasaray venceu por 2 a 1, conquistando assim o quarto título da temporada, um recorde não superado até hoje no futebol turco. A contribuição de Taffarel naquela temporada, foi espetacular, levando o Galatasaray a ser o segundo no ranking da IFFHS(Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), ficando atrás apenas do clube madrilenho. Sua atuação pelo time de Istambul entre 1998 e 2001 foi intensa, e Taffarel foi considerado um verdadeiro fenômeno entre a garotada turca. Taffarel é idolatrado até hoje pela fanática torcida do Galatasaray, um dos grandes clubes da Turquia. Em 2012 foi contratado para ser o treinador de goleiros no clube turco.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Taffarel pegando pênalti na semifinal da Copa de 1998

A relação de Taffarel com a Seleção Brasileira vem de muito antes de sua estreia pelo time principal. Em 1985, quando ainda era chamado pelo primeiro nome, ele foi o goleiro titular na conquista do Mundial Sub-20. Em 1987, atuou no time que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianapolis, aliás, o último título do Brasil na competição. No ano seguinte, foi o goleiro medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul. No time principal, Taffarel foi titular por 10 anos, entre 1988 e 1998, jogando três Copas do Mundo e tendo conquistado duas Copas Américas (1989 e 1997), a Copa do Mundo de 1994, sendo vice em 1998, além de torneios de menor expressão. Atualmente, ele é o treinador de goleiros do Brasil e estará, desta vez na Comissão Técnica, em seu quarto Mundial.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações