O primeiro jogo de Rogério Ceni pelo São Paulo FC

Rogério Ceni, ao centro, antes de estrear pelo São Paulo, em Santiago de Compostela

Em 25 de junho de 1993 começava a era Rogério Ceni no São Paulo FC, em uma excursão à Espanha. Curiosamente, a primeira partida do arqueiro são-paulino marcou também o fim de outra grande fase: Poucos dias antes, Raí despediu-se pela primeira vez do Tricolor, quando partiu rumo à Paris, após golear o Santos por 6 a 1. Quis o destino que o primeiro jogo do clube após o "até logo" do camisa 10 fosse justamente a estreia do camisa 01.

Rogério Ceni estreou muito longe do Morumbi. Na inter-temporada de 1993, o time foi à Europa disputar um torneio amistoso chamado Troféu Santiago de Compostela. Lá, na famosa cidade integrante dos "Caminhos Sagrados de Santiago", a jornada santa do atleta teve início. O primeiro jogo foi contra o modesto Tenerife. Com ele, também estrearam o atacante Guilherme e o meio-campista Juninho - O primeiro marcou quatro gols na partida!

O time da estreia de Rogério Ceni

"Na época, o Zetti estava na Seleção Brasileira e surgiu a oportunidade de estrear. Quando viajei para a disputa do torneio, eu esperava ficar no banco, mas na preleção fui informado que iria para o jogo. Fiquei muito contente e ansioso, porque tinha apenas 20 anos de idade e iria defender o São Paulo pela primeira vez", relembrou Rogério Ceni ao site oficial do São Paulo.

E começou da melhor maneira possível: um pênalti defendido logo na estreia e outro na partida que valeu o primeiro título profissional da carreira do ídolo. Prêmio ainda maior foi ser reverenciado, de joelhos, pelo vitorioso Toninho Cerezo, que atribuiu aquela conquista ao novato.

"Quando defendi o pênalti contra o Tenerife ganhei mais confiança e daí em diante fui me firmando. Na final contra o River, consegui pegar mais um pênalti e fomos campeões. Estrear, pegar duas cobranças seguidas e ganhar um torneio internacional foi muito importante para mim", disse Ceni. Foram as duas primeiras, de 51 cobranças de pênaltis defendidas em toda a carreira do goleiro.

O São Paulo conquistou o Torneio Santiago de Compostela

Após esses primeiros passos, Rogério Ceni ficou ainda por mais três anos no banco de reservas do Tricolor. Em 1997, assumiu a titularidade da posição. No mesmo ano, marcou o primeiro gol da carreira. E não somente: mais de mil jogos (1237), mais de uma centena de gols (131) e 12 títulos conquistados dentro de campo, além de vários recordes mundiais e uma única certeza: a de ter marcado o próprio nome na história do São Paulo Futebol Clube e do futebol mundial.

Vale ressaltar que este não foi o primeiro jogo profissional do goleiro. Rogério Ceni, com apenas 17 anos, foi titular do Sinop no título mato-grossense de 1990. Aliás, foram as atuações do goleiro no estadual que chamaram a atenção do São Paulo, que foi buscar o atleta e o trouxe para o Morumbi.

Rogério Ceni e o capitão Ronaldão com a taça

Ficha Técnica
SÃO PAULO 4 X 1 TENERIFE

Data: 25 de junho de 1993
Local: Estádio Municipal San Lázaro - Santiago de Compostela - Espanha
Público: 2 mil pessoas
Árbitro: Puentes Leira de Ferrol (Espanha)

Gols
São Paulo FC: Guilherme (4) 

São Paulo FC: Rogério Ceni; Vítor, Lula, Ronaldão (Gilmar) e Ronaldo Luís (Marcos Adriano); Pintado, Dinho, Toninho Cerezo (Juninho) e Gustavo Matosas; Douglas (Jamelli) e Guilherme - Técnico: Márcio Araújo.

Tenerife: Agustín; Llorente, Toño, Matta (Toni) e Berges; César Gómez/capitão, Chano, Felipe e Quique Estibaranz; Castillo e Dertycia - Técnico: Jorge Valdano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações