Charles Miller na Inglaterra

Por Lucas Paes

Charles Miller, com 19 anos, no time do Saint Mary, atual Southampton: ele atuou no futebol inglês

Neste dia 24 de Novembro, Charles Miller estaria fazendo mais um aniversário. Nascido em São Paulo, em 1874, porém sendo radicado desde cedo em terras inglesas, Charles Miller foi o responsável porta-retratos o futebol para o Brasil. Antes de chegar ao país, ele também jogou no futebol inglês. 

Aficcionado por esportes, cedo mostrou talento para o futebol. Ainda como estudante, jogou pela Bannister School, fazendo um total de 51 gols em 34 partidas. Com tais números, acabou indo parar no Saint Mary em 1893, que nada mais é que o nome antigo do Southampton.

Pelo Sottom, fez três gols em 13 jogos. Depois, passou a jogar pelo condado de Hampshire, onde também marcou três vezes, só que em seis jogos. Enfrentou por duas vezes o na época famoso Corinthian Casuals, time que deu origem ao nome do Corinthians brasileiro.

Charles Miller, o último sentado na segunda fileira, no Hampshire

Com isto, Charles Miller, um grande pioneiro, tem mais uma marca: é, provavelmente, o primeiro brasileiro a ter atuado no futebol europeu, algo que se tornou tão comum na história da modalidade a partir dos anos 30 e que se fortaleceu ainda mais a partir dos anos 80 e 90.

Retornou ao Brasil em 1894, para trabalhar na companhia São Paulo Railway. Aqui, foi responsável pela introdução do futebol. Também fez parte do time do São Paulo Athletic que foi campeão da Liga Paulista. Liga que por sinal ele foi um dos fundadores.

Em sua carreira, desde jovem acostumou-se a empenhar mais de uma função. Às vezes era dirigente e jogador, às vezes técnico e jogador, as vezes os três. Não a toa dá nome a praça em frente ao Pacaembu.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações