O primeiro gol de Pelé pelo Paulistão

Com informações do site da Federação Paulista de Futebol

Pelé fez seu primeiro gol em um Paulista em 1957 e já foi artilheiro do certame naquele ano

Há 60 anos, no dia 14 de julho de 1957, Pelé, o 'Rei do Futebol' marcava o seu primeiro gol em um Campeonato Paulista, logo na estreia pela competição, no triunfo do Santos por 5 a 3 contra o XV de Piracicaba, na Vila Belmiro.

Em confronto válido pela terceira rodada do Paulista, Pelé, aos 16 anos, fazia a sua estreia na competição estadual, já que ficou ausente da equipe santista nas duas primeiras rodadas - triunfos do Alvinegro Praiano por 7 a 1 contra o Linense e 5 a 2 diante do São Bento.

O placar já apontava 4 a 3 para o Santos quando, aos 43 minutos do segundo tempo, o Rei do Futebol balançou as redes e decretou o resultado da partida. O jogo foi o 37º em sua carreira, enquanto o tento foi o 28º, em seu segundo ano no clube.

Nesta mesma edição do Campeonato Paulista, Pelé foi o artilheiro com 17 gols, e até os dias atuais é consagrado como o goleador mais jovem da competição. De 1957 a 1965, o jogador foi artilheiro em todas as edições do campeonato estadual, e posteriormente em 1969 e 1973, totalizando 11 vezes e mais de 450 gols.

Durante os seus 18 anos atuando dentro das quatro linhas com a camisa do time alvinegro, Pelé marcou 1.091 gols em 1.116 jogos disputados.

Ficha Técnica
SANTOS FC 5 X 3 XV DE PIRACICABA

Data: 14 de julho de 1957
Local: Vila Belmiro - Santos-SP
Árbitro: Dino Passini

Gols
Santos FC: Del Vecchio, aos 23’ do 1º tempo, e 30’ do 2º tempo, Tite, aos 31’ do 1º tempo, Dorval, aos 3', e Pelé, aos 43’ do 2º tempo
XV de Piracicaba: Arlindo, aos 5’, Gatão, aos 32’, e Nelsinho, aos 35’ do 2º tempo.

Santos FC: Láercio; Hélvio, Ivan, Fioti e Brauner; Zito e Jair Rosa Pinto; Dorval, Del Vecchio, Pelé e Tite - Técnico: Lula

XV de Piracicaba: Canarinho; Salvador e Tico Renzi; Biguá, Pepino e Geraldo; Arlindo, Guerra, Xixico, Gatão e Nelsinho.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações