Bangu e o título da International Soccer League de 1960

O time do Bangu de 1960 que conquistou o título nos Estados Unidos

Em um momento onde se discute qual torneio vale como mundial e aproveitando-se do fato que o Bangu completa neste 17 de abril 113 anos de fundação, vamos falar do torneio International Soccer League de 1960, realizado nos Estados Unidos e conquistado pelo Alvirrubro, que na época tinha um verdadeiro timaço.

O Bangu era um belíssimo time, que contava com o zagueiro bicampeão mundial com a Seleção Brasileira Zózimo e os até então jovens Ademir da Guia e o goleiro Ubirajara. No banco de reservas, um grande treinador, o estrategista Tim, que comandava aquela forte equipe.

As equipes escolhidas foram campeãs ou vices de suas ligas entre 1958 e 1960. O time carioca ficou no Grupo B da competição, ao lado de Estrela Vermelha, Sampdoria, Sporting, IFK Norrköping e Rapid Viena. No Grupo A, Burnley, Nice, Glevanon, Kilmarnock, Bayern de Munique e o New York Americans.

Notícia em jornal norte-americano

Os jogos foram realizados em Nova Iorque e o Bangu estreou na competição no dia 4 de julho, data importante nos Estados Unidos, contra a Sampdoria. O resultado não poderia ser melhor: 4 a 0. Depois, vitórias por 3 a 2 sobre o Rapid Viena e 5 a 1 sobre o Sporting deixaram o time carioca na liderança do grupo.

Na penúltima rodada, um empate em 0 a 0 contra o sueco IFK Norrköping deixou a decisão de quem iria para a final para o último jogo. Porém, o Bangu entrou com tudo e derrotou o Estrela Vermelha da Iugoslávia, por 2 a 0, se garantindo na decisão, onde enfrentaria o Kilmarnock, da Escócia.

No dia 6 de agosto de 1960, o Bangu entrava no gramado do Estádio Polo Grounds, em Nova Iorque, desfalcado de Ademir da Guia e Luís Carlos. Com isso, Tim levou a campo o seguinte time: Ubirajara, Joel e Darci Faria; Zózimo, Ananias e Nilton dos Santos; Correia, Zé Maria, Décio Esteves, Válter e Beto.

Vídeo com os gols da final

Apesar dos desfalques, o Kilmarnock não foi páreo para o Alvirrubro. Válter marcou os dois gols do Bangu, que conquistou o título da competição. E não foi só isso: mesmo de fora da final, Ademir da Guia ganhou o prêmio de melhor jogador e Zé Maria e Luís Carlos foram vice-artilheiros da competição, com 5 gols, ficando atrás de Tudor Veselinovic, do Estrela Vermelha, que balançou as redes em seis oportunidades.

Se não foi o título mais importante da história do Bangu (os Cariocas de 1933, o primeiro campeonato profissional do Rio de Janeiro, e 1966, em nossa opinião, têm peso maior), a conquista da International Soccer League de 1960 é sempre lembrada com carinho pelo torcedor alvirrubro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações