10 jogos inusitados de 2018

Por Lucas Paes 

O topo da lista ficou com o PSG, que conquistou o título francês com goleada no confronto direto contra o vice-líder (Foto: Agência AP/Michel Euler)

O ano de 2018 está chegando ao final e tirando alguns jogos de campeonatos europeus, o futebol também vai dando seu adeus ao ano. A exemplo dos últimos anos, o Curioso do Futebol faz a sua seleção dos 10 jogos mais inusitados do ano que passou. A seleção inclui desde a Bezinha do Campeonato Paulista até os glamourosos campos da Europa.

10 - CE União 1 x 0 Paraná Clube
Campeonato Paranaense
17 de janeiro – Estádio Anilado 

O Paraná perdeu para o União no começo do Campeonato Paranaense de 2018

O Paraná teve um ano conturbado. Depois de celebrar o acesso para a Série A do Brasileirão, numa campanha onde inclusive colocou o recorde de público da Arena da Baixada (finalmente batido pelo Atlético Paranaense na final da Sul-Americana), o Tricolor de Curitiba teve problemas na montagem do elenco para 2018 e isso já ficou claro na primeira partida oficial do clube no ano. Diante do União de Francisco Beltrão, que voltava a primeira divisão depois de 30 anos, os paranistas perderam por 2 a 1. Marcos Cambalhota e Lucas Vieira fizeram os gols do time da casa. Felipe Augusto diminuiu para os visitantes, mas a pressão paranista parou no goleiro Marcos Paulo, de espetacular atuação. Um presságio revelador da péssima temporada tricolor.

9 - Crvena Zvezda 2 x 0 Liverpool
Liga dos Campeões
6 de Novembro – Marakana

 O Liverpool foi irreconhecível diante do Estrela Vermelha

É até estranho ver o Liverpool, dono da liderança da Premier League com uma campanha espetacular, nesta lista. Mas até pouco tempo atrás os Reds não estavam tendo atuações muito inspiradas. Apesar de não sofrer no seu país, o Liverpool acabou tendo problemas na Liga dos Campeões e um deles vem deste jogo. Irreconhecivel, diante de um Marakana que pulsava pelo Estrela Vermelha, o Liverpool acabou batido por 2 a 0, com dois gols de Pavkov, num resultado que ficou barato para os comandados de Jurgen Klopp. Diante de um time que parece evoluir a cada jogo nestas últimas semanas, a atuação péssima diante do time sérvio parece até ter ocorrido há muito tempo, mas foi à pouco mais de um mês. Mesmo que os sérvios tenham boa campanha em seus domínios, o que foi inusitado neste jogo foi a terrível atuação inglesa, que parecia um time perdido. 

8 - Eibar 3 x 0 Real Madrid
Campeonato Espanhol
24 de Novembro – Estádio Ipirua 

Parecia que o Eibar era o Real Madrid, no jogo válido pela La Liga

O Real Madrid perdeu antes da temporada 2018/2019 do futebol europeu a estrela Cristiano Ronaldo, que foi negociado com a Juventus, além do treinador Zidane. Com Solari no comando, os madridistas até tiveram bons momentos, mas estavam distantes de apresentar o futebol de outrora. A situação blanca ruiu no dia 24 de novembro. Numa das piores atuações dos últimos anos da equipe madridista e quiçá da história do clube, o Real Madrid foi trucidado pelo Eibar, que não tomou conhecimento dos Merengues e aplicou 3 a 0, com gols de Escalante, Enrich e Kike. O jogo marcou de certa forma o começo de uma decadência que levou a saída de Solari e ao fato de que, até agora, o Real Madrid não encontrou seu futebol na atual temporada, mesmo que tenha ganho o Mundial de Clubes da FIFA. 

7 - Leganés 2 x 1 Barcelona
Campeonato Espanhol
26 de setembro – Estádio Mauricio Butarque 

O Leganés era o lanterna e o Barça o líder, mas o futebol é uma caixinha de surpresas

Este jogo entra na lista pelo que era como zebra na época. O Leganés era o lanterna da competição e enfrentava o já líder Barcelona, completo com Messi e cia. O jogo começou como o roteiro normal mandaria, com o Barça abrindo o placar com Coutinho. Porém, um apagão no segundo tempo serviu para El Zhar e Oscar Rodrigues marcassem gols praticamente em sequência e virassem o jogo para o time da casa. O resultado tirou o Leganés da lanterna e deixou uma sobra de dúvida sobre o Barcelona. Apesar da liderança do espanhol, o fato é que os Culés ainda estão distantes do time dominante na Europa de anos anteriores e um jogo apagado de Messi basta para que o time sucumba a um rival mais forte. 

6 - Manchester United 2 (7) x 2 (8) Derby County
Copa da Liga Inglesa
25 de setembro – Old Trafford 

Nem o Old Trafford conseguiu ajudar o United de Mourinho na Copa da Liga

O Manchester United vivia até pouco tempo atrás um verdadeiro inferno em sua temporada. Com a demissão de José Mourinho e a chegada de Sojskaer, culminando em uma goleada na sua última partida no Campeonato Inglês, novos horizontes mostram-se para os Red Devils. Mas, um dos momentos mais marcantes da crise foi a eliminação para o Derby County na Copa da Liga Inglesa. Tudo começou bem para o time vermelho, que pulou na frente com Mata, aos 3 minutos e segurou o resultado no primeiro tempo. Mas no segundo tempo, Harry Wilson, cria da base do Liverpool, empatou o jogo e, depois de ter seu goleiro expulso, o time de Manchester viu Jack Marriot virar o jogo. Fellaini empatou no último lance do duelo, mas Scott Carson defendeu a cobrança de Jones nas alternadas e classificou o Derby, comandado por Frank Lampard. Ainda que a fase do United permitisse que não fosse uma coisa tão inusitada a eliminação, ainda é estranho ver um time estrelado ciando para uma equipe da segunda divisão.

5 - Noroeste 8 x 1 Matonense
Campeonato Paulista da A3
4 de Março – Alfredo de Castilho 

O Noroeste trucidou a Matonense, num resultado que foi um pnto fora da curva na A3

A Série A3 do Campeonato Paulista de 2018 teve sim alguns resultados de goleada, teve alguns jogaços, mas o ponto fora da curva das goleadas ficou por conta da trituração executada pelo Noroeste em cima da Matonense. O Norusca não tomou conhecimento do time de Matão, que terminaria na vice lanterna da competição e aplicou sonoros 8 a 1. Foram três gols de Jorge Mauá, dois de Leandro Oliveira e outros marcados por Gindre, Jean Pierre e Igor Pimenta. A Matonense descontou com Rafael. Os visitantes acabariam rebaixados para a Segunda Divisão do Paulistão, ficando inclusive na vice-lanterna da competição. 

4 - Mogi Mirim 2 x 1 União Barbarense
Campeonato Paulista da A3
7 de Março – Estádio Chico Vieira

 O Mogi Mirim ganhou apenas uma vez na A3 em 2018, contra a União Barbarense

A campanha do Mogi Mirim na A3 de 2018 foi uma das coisas mais bizarras que o Sapo já fez em sua história. Porém, o clube foi capaz de conquistar uma única vitória, que por isso entra nesta lista. Diante da União Barbarense, também rebaixada no fim do torneio, o alvirrubro virou o jogo e conseguiu sua única vitória na competição. Winker botou a Barbarense na frente, mas Osmar e Marcelo fizeram os gols da virada e da única vitória do Mogi Mirim na competição. 

3 - Barcelona Capela 2 x 1 Elosport
Paulista Segunda Divisão
29 de Junho - Rua Javari

O Barcelona Capela venceu e praticamente eliminou o Elosport
(Foto: João Paulo Afonso)

Esse duelo teve cobertura do site. O Elosport lutava pela classificação para a segunda fase da Bezinha de 2018 e enfrentava um jogo teoricamente fácil contra o Barcelona Capela. A equipe homônima dos Culés sequer havia vencido um jogo dentro de campo na competição (conquistou três pontos em um WO contra a AD Guarujá). O Elo perdeu um pênalti com Valmir e, no segundo tempo, Felipe abriu o placar para o Barcelona. Andrey Marcos igualou e parecia que o Elosport venceria, mas, aos 44 do segundo tempo, Gerson fez o gol da vitória do time da "casa". O resultado acabou por tirar a classificação do Elosport, que também foi eliminado na primeira fase.

2 - São Paulo 0 x 1 Colon de Santa Fé
Copa Sul-Americana
2 de Agosto - Morumbi

O Colón de Santa Fé não teve medo do Morumbi e do São Paulo na Copa Sul-Americana

O São Paulo é temido na América do Sul inteira pelo que representa para seus adversários quando joga no Morumbi, que já chegou à ser eleito o estádio mais temido da América do Sul pelos adversários. Porém, nada disso foi barreira para o Colón de Santa Fé. Num dia em que o Tricolor mostrou um imenso descontrole emocional, os são paulinos até pressionaram, mas acabaram sucumbindo a um gol de Fritzler, aos 34' do segundo tempo. Diego Souza chegou a trocar agressões e Brenner ainda foi expulso, num dia em que tudo deu errado para o time do Morumbi, mesmo dentro de sua tão temida casa.

1 - Paris Saint Germain 7 x 1 Mônaco
Campeonato Francês
15 de Abril - Parc des Princes

Líder contra vice-líder, disputa direta pelo título e goleada. Não é algo muito comum

As goleadas do PSG não são exatamente algo muito inusitado na França. Mas a circunstância em que ocorreu esta do time parisiense merece o topo da lista. O Mônaco era o atual campeão francês e vinha numa disputa direta com o PSG pelo título, ainda que a distância fosse grande, mas ninguém esperava que os parisienses sequer tomassem conhecimento de seus rivais. Di Maria (2), Cavani, um gol contra de Falcão Garcia, Draxler e Lo Celso (2) marcaram os gols que valeram o título francês para o PSG. Rony Lopes, que diminuiu o placar quando o jogo estava 4 a 0, teve chances de botar o Mônaco no jogo, mas não conseguiu marcar. O PSG jogou inclusive sem Neymar, ainda sofrendo com a lesão séria que quase o tirou da Copa do Mundo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações