domingo, 25 de novembro de 2018

O expresso CSA

Por Lula Terras
Foto: Thiago Parmalat/RCortez/CSA

CSA confirmou o acesso jogando em Caxias do Sul, na última rodada

Terminou a temporada 2019 da Série B do Campeonato Brasileiro, com o título conquistado com justiça pelo Fortaleza, sob o comando do treinador Rogério Ceni. Mas, quem pensa que o destaque foi só a equipe cearense está redondamente enganado. Tivemos outra equipe que já teve seus momentos de glória e uma derrocada que, pensou-se ser definitivo para suas pretensões futebolísticas, o Centro Sportivo Alagoano, mais conhecido pela sigla CSA. 

O clube alagoano que foi para a última rodada, na 5.a colocação, fora da zona de classificação para a Série A, contou com o reforço na torcida, da rainha Marta. Ela estava no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS para acompanhar seu time do coração, que goleou o Juventude e garantiu a volta à elite do futebol brasileiro, depois de 31 anos de ausência. 

Além de garantir o retorno à elite, o CSA mostra o acerto de seu projeto esportivo, protagonizando um fato inédito, desde a criação da Série D do Brasileiro, em 2009. Os alagoanos sagraram-se vice-campeões do Brasileirão da Série D, subindo para a Série C. No ano seguinte, conquistou o título de campeão da série C, subindo para a B. Agora, em 2018, vice-campeão, e em 2019, volta a disputar a principal categoria. 

Essa rápida ascensão desde 2016, quando saiu da Série D até a volta à elite do futebol brasileiro, na próxima temporada, não foi o único grande feito dos alagoanos. Em 1999, ficou em 2.o lugar na Copa Conmebol. Resultado que coloca o CSA como a única equipe nordestina a alcançar brilhante colocação, em uma competição internacional. 

Para 2019, é preciso que se coloque na balança, além do mérito de ter feito uma grande campanha em 2018, todo o histórico do clube que, além das conquistas já citadas, conta com outras, também de expressão, como os 38 títulos estaduais, e de ter sido três vezes seguidas, vice-campeão da Taça de Prata da série B, em 80, 82 e 83. Enfim, diante de uma história de muitas conquistas importantes fica a expectativa que, na próxima temporada, o CSA seja mais um clube a orgulhar o futebol nordestino.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Instagram

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações