Em 1990, a Inglaterra batia a Bélgica com gol no fim da prorrogação

Por Victor de Andrade

David Platt marcou um belíssimo gol no último minuto da prorrogação

Nesta quinta-feira, dia 28, Inglaterra e Bélgica vão definir a primeira colocação do Grupo H da Copa do Mundo Rússia 2018. Porém, este embate já definiu mata-mata em um Mundial, mais precisamente na Itália, em 1990, quando os ingleses conseguiram a classificação em um gol inusitado no último minuto da prorrogação.

Apesar de terem sido cabeças de chave de seus respectivos grupos na primeira fase da Copa do Mundo Itália 1990, Bélgica e Inglaterra não iniciaram tão bem o torneio. Os belgas, no Grupo E, até venceram a Coreia do Sul, na estreia, por 2 a 0, e o Uruguai, por 3 a 1, mas foram derrotados pela Espanha, por 2 a 1, e ficaram em segundo na chave. Já os ingleses até terminaram em primeiro no Grupo F, mas não passaram de empates contra Irlanda (1 a 1) e Holanda (0 a 0), além de uma magra vitória sobre o Egito, por 1 a 0.

O jogador colocou a Inglaterra nas quartas da Copa de 1990

Porém, os dois times tinham nomes interessantes. A Bélgica, que havia sido semifinalista em 1986, tinha o goleiro Preud'homme e jogadores de linha como Clijster, Celeumans e Scifo. Já a Inglaterra contava com a então promessa Paul Gaiscone, John Barnes e o artilheiro do Mundial anterior, Gary Lineker. Então, as equipes poderiam fazer um belo jogo.

Porém, assim como foi a Copa de 1990 no geral, a partida que aconteceu em 26 de junho de 1990, no Estádio Renato Dall'ara, em Bologna, foi, em quase todo tempo, parecido com o resto do torneio: com os times se preocupando mais em não sofrer do que fazer gols. Com isto, os 90 minutos regulamentares terminaram com o placar em branco.

Na prorrogação, a Inglaterra, que parecia estar mais inteira, resolveu se soltar um pouco mais. Paul Gascoine resolveu mostrar o porque era considerado a grande revelação do futebol na terra da rainha e passou a utilizar suas boas jogadas. Porém, os primeiros 15 minutos da prorrogação terminaram sem gol.

O belíssimo gol de David Platt

A partida, como várias naquele Mundial, caminhava-se para a disputa de pênaltis, quando Gascoine apareceu novamente. Ele puxou o contra-ataque e ia passando pelos belgas até sofrer falta na intermediária. Na cobrança, "Gazza" alçou a bola na área e David Platt, em uma bela e difícil virada, no último minuto da prorrogação, acertou um belo chute, sem chances para Preud'homme. Era o gol da classificação da Inglaterra, eliminando a Bélgica.

O time inglês ainda desbancaria Camarões nas quartas até ser parada pela Alemanha Ocidental, time que foi o campeão, na semifinal. Mesmo perdendo a decisão de terceiro lugar para a Itália, a campanha da Inglaterra em 1990 foi a sua segunda melhor da história, perdendo apenas para o título de 1966.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações