sexta-feira, 6 de abril de 2018

Tunísia - A primeira seleção africana a vencer em uma Copa do Mundo

Por Lucas Paes 

Seleção Tunisiana que venceu o México em 1978

As seleções africanas hoje já não são mais os “bobos” da Copa do Mundo. Com times cada vez melhores, as equipes do Continente Mãe têm feito campanhas cada vez melhores. Times como Gana e Argélia chegaram longe nas últimas edições do mundial. No passado, Camarões abriu os olhos do mundo para a terra dos safaris com um certo Roger Milla. Mas a primeira vitória de um time do continente na história das copas foi de uma seleção que não tem lá tanta história: a Tunísia, na Argentina, em 1978. 

Na fase de classificação, os tunisianos já haviam feito história. Primeiro, eles eliminaram o Marrocos, campeão da Copa das Nações Africanas de 1976, em duas partidas muito emocionantes. Depois, vieram as classificações diante da Argélia e da Guiné. Na fase final, passaram por um grupo com Nigéria e Egito para chegarem a primeira copa de sua história. 

Jogando num grupo com Alemanha, Polônia e México, os tunisianos estrearam no Gigante de Arroyto em Rosário diante do México. O primeiro gol da partida demorou bastante a sair. Foi só aos 45 minutos do primeiro tempo que, de pênalti, marcado em um toque de mão do zagueiro das águias, os mexicanos pularam na frente com o capitão Vázquez Ayala. A etapa inicial terminava indicando que o país sede do mundial de 1970 teria uma jornada fácil. 

Porém, no segundo tempo, as Águias de Cartago reagiram. Aos 10’ da etapa final, após uma boa troca de passes, Kaabi recebeu a bola pelo alto, dominou bem e encheu o pé no cantinho do goleiro Reyes para empatar o duelo, causando a vibração da torcida argentina presente em Rosário. Empolgados, os tunisianos começaram a acreditar que a vitória poderia vir e agraciar as águias. 

O segundo gol demorou a vir, mas quando veio aconteceu com imensa categoria na finalização. Após uma rápida jogada de contra ataque, Kaabi, autor do primeiro gol, lançou Gommidh, que dominou em velocidade e finalizou de trivela para o fundo das redes, virando o jogo para a Tunísia. O sonho da vitória era mais real do que nunca. 

O México até tentou reagir, mas a pá de cal veio aos 42’: Num passe espetacular de Gommidh, Douieb recebeu frente a frente com Reyes e finalizou com força, colocando a bola no fundo das redes e garantindo a vitória e a festa tunisiana. A história estava escrita, pois era o primeiro triunfo de uma seleção da África na Copa do Mundo. 

As Águias de Cartago não fizeram feio naquela Copa. Depois da vitória na estreia, perderam por 1 a 0 para a Polônia e conseguiram um empate sem gols com a Alemanha, terminando em terceiro lugar no grupo, atrás justamente de alemães e poloneses. O México, por sua vez, foi goleado pela Alemanha na segunda rodada e ainda perdeu por 3 a 1 da Polônia, ficando na lanterna do grupo e da Copa. 

Gols do jogo

Ficha Técnica
TUNÍSIA 3 x 1 MÉXICO 

Data: 2 de Junho de 1978
Local: Estádio Gigante de Arroyto - Rosário/Argentina
Árbitro: Jean Dubach
Assistenstes: Jonh Gordon e Sérgio Gonella

Gols 
Tunísia: Kaabi, aos 10', Gommidh, aos 24' e Douieb, aos 42' do segundo tempo
México: Vázquez Ayala, aos 45' do primeiro tempo

Tunísia: Naili; Douieb, Kaabi, T. Labidi, Gommidh; Lakhazami (K. Labidi), Ben Rehaien, Dhiab; Akid, Ben Aziza (Karoui) e Jebali - Técnico: Abdelmajid Chetali

México: Reyes; Tena, Ramos. Vazquez Ayala, Mendizabal (Lugo); De La Torre, Martinez, Isiordia; Rangel, Cuellar e Hugo Sanchez - Técnico: José Roca
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações