A bola vai rolar para o Campeonato Brasileiro da Série C


Por Victor de Andrade e Alexia Faria


Não são só as séries A e B que iniciam neste fim de semana. Começa neste sábado, dia 14, o Campeonato Brasileiro da Série C. Contando com 20 equipes, o sonho de cada uma delas não é outro se não o acesso para o segundo escalão do futebol nacional.

Este ano, a Série C conta com a presença de duas equipes que, costumeiramente, estão nas duas divisões acima: os pernambucanos Náutico e Santa Cruz, que já largam como favoritos. Porém, não se pode descartar os outros times, vide exemplo do Fortaleza, que sempre pintou como barbada e depois de vários anos batendo na trave, só conseguiu o acesso no ano passado.

Basicamente, o regulamento é simples. A Série C conta com 20 equipes, divididos em dois grupos de 10 casa, sendo o A contando com agremiações do Norte e Nordeste e o B com clubes do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os times jogam entre si, dentro da sua chave, em turno e returno. Os quatro primeiros colocados da cada grupo se classificam para as quartas-de-final, que onde se inicia o mata-mata e define os quatro acessos, em jogos de ida e volta. Depois vem a semifinal e final. Os dois últimos colocados de cada chave são rebaixados para a Série D.

Confira os grupos e cada um dos 20 times participantes:

GRUPO A
ABC-RN – Atlético Acreano-AC – Botafogo-PB – Confiança-SE – Globo-RN
Juazeirense-BA – Náutico-PE – Remo-PA – Santa Cruz-PE – Salgueiro-PE

ABC Futebol Clube
Natal-RN

ABC nos últimos detalhes antes da estreia

Dias antes da sua estreia no Brasileirão da série C, o ABC apresentou mais um reforço para a temporada. O goleiro do Internacional, Igor Bohn, chegou no clube alvinegro para disputar o campeonato junto dos outros cinco novos reforços. O zagueiro Danrlei, o volante Victor Feitosa, o meia Marcos Júnior e os atacante Luan e Leandrão ja tinham sido apresentados. A primeira disputa pelo Brasileiro será dia 15, domingo, às 17h, contra o Globo no Barretão.  

ATLÉTICO ACREANO
Rio Branco-AC

Álvaro Miguéis vem trabalhando forte com sua equipe

Terceiro colocado na Série D do ano passado, o Atlético Acreano volta à Série C, sendo a primeira vez desde que o quarto estágio do futebol nacional foi criado. O Galo chegou nas finais dos dois turnos do estadual, mas foi vice em ambos, ficou de fora da decisão e ainda viu o rival Rio Branco conquistar a taça. O técnico Álvaro Miguéis aposta em seu quarteto ofensivo, formado por Eduardo, Polaco, Neto e Rafael Barros, para ter sucesso na competição.

BOTAFOGO Futebol Clube
João Pessoa-PB

O Belo é o atual bi-campeão paraibano

O Belo vai iniciar o Brasileiro da Série C em alta! Atual bi-campeão paraibano, o Botafogo tem um time experiente na competição, com nomes como Carlos Renato, que disputa o campeonato pela quarta vez, e Daniel, que foi contratado junto ao Salgueiro. Apesar disso, os torcedores do clube esperam um time melhor que o do ano passado, quando escaparam do rebaixamento no fim da competição.

Associação Desportiva CONFIANÇA
Aracaju-SE

Confiança espera chegar ao acesso em 2018

Fora da decisão do Campeonato Sergipano, que será decidido no próximo sábado, entre Sergipe e Itabaiana, o Gigante Operário espera dar a volta por cima na Série C de 2018. A equipe, que no ano passado chegou no mata-mata e “sentiu o cheiro” do acesso, conta com alguns reforços para a competição, como Henrique (goleiro), Weverton (zagueiro), Thiago Silvy (atacante), Ângelo (lateral) e Caxito (atacante). O treinador é Luizinho Lopes.

GLOBO Futebol Clube
Ceará-Mirim-RN

Globo quer fazer bom trabalho para se manter na Série C

Vice-campeão da Série D em 2017, o Globo, que debuta na Série C deste ano, foi apenas quarto colocado do Campeonato Potiguar de 2018. Para a disputa da competição nacional, o clube foi modesto nas contratações, como o atacante Jean Natal, que estava no União Barbarense, e seu principal objetivo é apenas se manter na divisão. Destaque para o atacante Vanger, que foi campeão com o CSA na temporada passada. A equipe será dirigida por Fernando Toner.

Sociedade Desportiva JUAZEIRENSE
Juazeiro-BA

O Cancão, dirigido por Zaluar, quer surpreender na competição

Quarta colocada na Série D do ano passado, a Juazeirense, finalmente, coloca um terceiro time baiano com calendário anual fixo. No Estadual, o Cancão fez o que se esperava: ficou atrás apenas da dupla Ba-Vi. Para a Série C, o clube foi atrás de reforços, trazendo o já conhecido latera-direito Nem. Destaques para o goleiro Tigre, o latera-esquerdo Deca e o meia Bruno Matos, que entraram na seleção do Campeonato Baiano.

Clube NÁUTICO Capibaribe
Recife-PE

Náutico vem embalado pela conquista do Pernambucano

Focado para o início da Série C, o Náutico vem com tudo para o primeiro jogo do campeonato. Com a volta de quatro jogadores, todos da linha ofensiva, o objetivo do time, que no fim de semana conquistou o estadual, é conseguir bons resultados no clássico contra o Santa Cruz, na Arena Pernambuco. O clássico será neste domingo, às 19h na Arena Pernambuco. 

Clube do REMO
Belém-PA

O experiente Givanildo Oliveira está a frente do Remo

Depois de apenas ser o 14º colocado na Série C do ano passado, o Remo cresceu e conquistou o Paraense de 2018, derrotando o rival Paysandu na final. O grande destaque da equipe para a competição nacional está no banco de reservas: o experiente treinador Givanildo Oliveira, que já conseguiu diversos acessos comanda o time. Entre os reforços, destaque para o meia Everton, ex-Fortaleza.

SANTA CRUZ Futebol Clube

Recife-PE

Santa Cruz realizou treinos táticos

Também se preparando para o Clássico das Emoções, o Santinha vem com algumas novidades no elenco. Robert, recém-contratado, entra na vaga do meia Hericles, poupado por conta de desgaste muscular. O Santa Cruz joga com um centroavante no esquema tático, e improvisa um camisa 9. Outra mudança é o volante Salino no lugar de Ilaílson, que saiu do time. O jogo será no domingo, às 19h, na Arena Pernambuco.  

SALGUEIRO Atlético Clube
Salgueiro-PE

Willian Lira está de volta ao Carcará

Quarto colocado no Campeonato Pernambucano, o Salgueiro espera mudar o retrospecto na Série C dos últimos anos, onde começa bem e depois não consegue nem chegar no mata-mata. Para a competição deste ano, o Carcará do Sertão trouxe os atacantes Erikys Júnior, ex-Flamengo-PE, Erinaldo Júnior, ex-Piauí, e Willian Lira, que pertence ao Carcará e estava emprestado ao São Bernardo. Porém, com tudo isso, o objetivo do clube é apenas se manter na Série C.

GRUPO B
Botafogo-SP – Bragantino-SP – Cuiabá-MT – Joinville-SC – Luverdense-MT
Operário-PR – Tombense-MG – Tupi-MG – Volta Redonda-RJ - Ypiranga-RS

BOTAFOGO Futebol Clube
Ribeirão Preto-SP

Gilberto, Lucas Mendes e Felipe Augusto foram apresentados

O elenco do Botafogo entende bem de ser campeão. Com 5 jogadores que conquistaram acessos para a Série B nos últimos anos e outros quatro foram campeões. Tiago Cardoso levantou a taça da Série C em 2013, pelo Santinha, junto de Everton Heleno, que também conquistou acesso com o Mogi Mirim em 2014. Jheimy conquistou a divisão em 2012. Já Tchô, foi campeão da Série C em 2016, pelo Boa Esporte. Felipe Augusto e Guilherme Garré também fizeram parte de times especiais. O primeiro confronto do Botafogo SP será contra o Bragantino, no sábado (14) às 19h.  

Clube Atlético BRAGANTINO
Bragança Paulista-SP

Marcelo Veiga comanda o Massa Bruta novamente

Depois de fazer um bom Campeonato Paulista, onde chegou a até ameaçar o campeão Corinthians de eliminação, o Bragantino espera fazer uma Série C melhor que a do ano passado, onde brigou para não cair, escapando na última rodada. Para disputar a competição, o time dirigido por Marcelo Veiga conta com o reforço do atacante Gustavo Vintecinco, que estava no XV de Jaú, e do volante Jonathan, que pertence ao Massa Bruta, mas estava emprestado ao XV de Piracicaba.

CUIABÁ Esporte Clube
Cuiabá-MT

Marino, ex-São Caetano, reforça o Cuiabá na Série C

Depois de ser o 13º colocado na Série C do ano passado, o Cuiabá conquistou o Campeonato Matogrossense, ao vencer o Sinop na decisão. Para a Série C deste ano, o time vai ser comandado por Itamar Schulle e conta com os reforços do volante João Ananias, que estava no Santa Cruz, e do meia Marino, ex-São Caetano. A estreia do Dourado é no confronto estadual contra o Luverdense.

JOINVILLE Esporte Clube
Joinville-SC


JEC venceu o Paraná Clube em jogo-treino

Depois de uma ascensão meteórica e uma queda brusca, o Joinville conseguiu se manter na Série C do ano passado. Já no estadual, o time foi apenas o quinto colocado. Para a competição nacional, o JEC trouxe oito reforços, entre eles o lateral Jonas, ex-Botafogo, o zagueiro Emerson, ex-Atlético Paranaense, o volante Gelson, ex-Concórdia, o experiente Pierre, ex-Palmeiras e Atlético Mineiro, e o meia Jean Carlos, que estava no Inter de Lages.

LUVERDENSE Esporte Clube
Lucas do Rio Verde-MT

Luizinho Vieira dirige o Luverdense na Série C

Depois de algumas temporadas na Série B, o Luverdense foi rebaixado no ano passado e caiu para a Série C. Semifinalista no estadual, o Verdão do Centro-Oeste quer buscar ao acesso e voltar ao segundo escalão do futebol brasileiro. A diretoria do clube contratou o técnico Luizinho Vieira e o volante André Oliveira, 23 anos, que disputou o campeonato paranaense pelo Foz do Iguaçu.

OPERÁRIO FERROVIÁRIO Esporte Clube
Ponta Grossa-PR

Operário está invicto na Divisão de Acesso do Paranaense

Pelo menos no início da Série C deste ano, o Operário Ferroviário, atual campeão da Série D, vai ter que dividir as atenções com Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, competição na qual o Fantasma lidera de forma invicta. Um dos pontos fortes da equipe, comandada por Gerson Gusmão, está na manutenção da base do ano passado. O time titular é praticamente o mesmo que fechou a temporada passada.

TOMBENSE Futebol Clube
Tombos-MG

Ramón Menezes é o treinador do Tombense

A equipe do empresário Eduardo Uram surpreende a cada ano e consegue se manter na Série C, sendo que no ano passado, o time chegou no mata-mata. Depois da quinta colocação no Campeonato Mineiro, o time, comandado por Ramon Menezes, trouxe para a Série C de 2018 os meias Everton Sena, que estava no Bangu, e Anderson Rosa, que defendeu a Caldense no estadual.

TUPI Football Club
Juiz de Fora-MG

Diego Luís está de volta ao Tupi

Quarta colocada no Campeonato Mineiro, depois de ter passando raspando no acesso na Série C do ano passado, o Tupi quer que em 2018 dê tudo certo e o clube volte ao segundo escalão do futebol brasileiro. Para isto, o time manteve a base do estadual e trouxeram ainda o meia Diego Luís, que defendeu o Carijó em 2017, o também armador João Willian, o meia Rodrigo Dantas e os atacantes Paulinho, Wellington Barbosa e Daniel Morais.

VOLTA REDONDA Futebol Clube
Volta Redonda-RJ

Após estadual fraco, Voltaço treinou pesado para a Série C

Além dos quatro grandes do Rio de Janeiro, o Voltaço é o único clube do estado com calendário garantido no ano inteiro. Porém, depois de bater na trave do acesso na Série C de 2017, o time da cidade do aço foi mal no Carioca e terá que jogar a fase preliminar no fim deste ano. Porém para a competição nacional, o time anunciou seis reforços: Lucas Cunha, Dudu, o zagueiro João Guilherme, o lateral-direito paraguaio Angel Martinez, o lateral-esquerdo Diego Maia e o atacante Jhulliam. 

YPIRANGA Futebol Clube

Erechim-RS

Ypiranga vem bem na Divisão de Acesso Gaúcha

O Canarinho apresentou alguns reforços de peso. Com um atacante e um meia que disputou a Libertadores, o Ypiranga vem preparado para o Brasileiro da Série C. Jean e Carlinhos completam a equipe para as duas competições extremamente complicadas, a Divisão de Acesso do Gaucho e o Brasileiro. O time vem entrando duas vezes por semana em campo para conciliar as datas das competições. Seu primeiro desafio pelo Brasileirão será contra o Joinville no domingo (15), às 16h, na Arena Joinville.  

Confira aqui a tabela completa e o regulamento da competição.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações