Dez jogos inusitados de 2017

Por Lucas Paes

O Paraguai só dependia de si para estar na Copa: perdeu em casa para a eliminada Venezuela

O futebol é uma caixinha de surpresas. O fato de ser o esporte onde é mais comum ver o pior time vencer, faz com que o inusitado não seja tão incomum assim no esporte bretão. Nesta matéria, listamos os 10 jogos mais inusitados deste último ano. 

10 - SÃO PAULO 1 X 1 DEFENSA Y JUSTICIA
11 de maio - Morumbi - São Paulo - SP
Copa Sul Americana


Os últimos anos têm sido duros para o torcedor são-paulino. Outrora acostumado com glórias, o São Paulo tem lutado constantemente contra o rebaixamento no Brasileirão e a campanha no ano de 2017 foi um pesadelo antes da providencial (e salvadora) vinda de Hernanes. Nem na América do Sul o Tricolor teve algum consolo. Esperando afastar os maus ventos na Sul-americana, o Soberano achava que a classificação viria tranquila diante do Defensa y Justicia, da Argentina, no Morumbi, depois do empate sem gols fora de casa. Com o gol de Thiago Mendes logo no começo, parecia que seria fácil. Porém, Castellani empatou, os argentinos melhoraram e até mereceram sair com a vitória, naquela que foi a terceira eliminação do time de Rogério Ceni no ano.

9 - HORIZONTE 1 X 0 FORTALEZA
29 de janeiro - Domingão - Horizonte - CE
Campeonato Cearense


O Horizonte não foi mal no Cearense desse ano, mas o começo do Galo do Tabuleiro esteve longe do ideal na competição e ninguém esperava uma derrota do Fortaleza para os horizontinos, naquele 29 de janeiro. Mas o Leão da Pici jogou mal e viu Isac marcar um golaço e dar a vitoria ao time da casa, que começou a partir dali uma reação que o levou ao mata-mata do torneio, com a terceira colocação na primeira fase. 

8 - SANTOS 0 X 1 FERROVIÁRIA
18 de fevereiro - Vila Belmiro - Santos - SP
Campeonato Paulista


O jogo entre Santos e Ferroviária já seria inusitado por marcar a estreia do treinador PC, lenda do futsal, no futebol de campo. Mas sem jogar bem e sendo atrapalhado pela expulsão de Cleber, o Peixe viu Leandro Amaro marcar o gol que selou a segunda derrota santista na Vila Belmiro em 2017, um ano em que o centenário estádio ainda viu outras derrotas, muitas a mais do que estava acostumado. O resultado criou um clima de instabilidade dentro do clube. Já a Ferroviária não fez lá grande campanha no Paulistão, mas foi campeã da Copa Paulista no segundo semestre.

7 - VILA NOVA 0 X 1 NÁUTICO
1 de Agosto - Serra Dourada - Goiânia - GO
Brasileirão Série B


Mesmo diante de um Serra Dourada de portões fechados, ninguém esperava que o Náutico vencesse o Vila Nova, num duelo que, naquele momento, envolvia um time do G4 contra o lanterna. Porém, fazendo uma boa partida, o Timbu buscou o resultado positivo com um gol de Breno e levou os três pontos para Recife.

6 - CORINTHIANS 0 X 1 ATLÉTICO GOIANIENSE
26 de agosto - Arena Corinthians - São Paulo - SP
Brasileirão


Quando Corinthians e Atlético Goianiense entraram na lotada Arena Corinthians na 22 rodada do Brasileirão, ninguém imaginou que o Dragão aprontaria, pouquíssimo tempo depois do Vitória impor a primeira derrota do Timão no campeonato, também em Itaquera. Jogando com o terceiro goleiro e sendo o lanterna do campeonato, o time de Goiás teoricamente vinha para evitar uma goleada. Só que o goleiro Marcos fez um partidaço, Gilvan foi as redes e outro conto de David e Golias no futebol foi consumado e registrado para a historia. 

5 - JABAQUARA 1 X 1 REAL CUBATENSE
9 de Abril - Espanha - Santos - SP
Paulista Segunda Divisão


A principal diferença deste jogo é o fato de que ele marcou a estreia do Real Cubatense no futebol profissional. O Guará pegou o Jabuca no seu primeiro jogo na divisão, no Estádio Espanha. Além disso, devido ao imbroglio com relação ao limite de idade na Bezinha, o time de Cubatão utilizou apenas 10 dos 13 jogadores inscritos até então, sendo que um dos goleiros jogou de lateral. Os estreantes conseguiram ainda assim sair à frente, levando o empate depois, conseguindo um resultado comemorado pela equipe cubatense, mesmo com ainda um expulso após a igualdade.

4 - STRASBOURG 2 X 1 PARIS SAINT GERMAIN
2 de dezembro - Stade de La Meinau - Strasbourg - França
Campeonato Francês


O Paris Saint Germain montou um esquadrão para a temporada 2017/18. Com a histórica contratação de Neymar e a vinda de Mbappe, os parisienses montaram um dos ataques mais poderosos da história e não seria nenhuma surpresa se a equipe da cidade luz fosse campeã francesa invicta. Mas no segundo dia deste dezembro, os comandados de Unai Emeri viram um recém-promovido Strasbourg destruir os 15 jogos de invencibilidade do PSG na temporada, com uma vitória por 2 a 1 conquistada a base de suor e raça, digna de liderar esta lista.

3 - BENEVENTO 2 X 2 MILAN
7 de dezembro - Ciro Vigoritto - Benevento - Itália
Campeonato Italiano


A frase utilizada para o torcedor do São Paulo pode até ser adaptada aos milanistas. O Rossonero, outrora um dos maiores e mais fortes clubes do mundo vem sucumbindo aos problemas criados por Berlusconi e Galiani e não é nem sombra do gigante de outrora, problema compartilhado até então pela rival Inter, que finalmente parece ter acordado na atual temporada. Já o Diavolo segue pregando peças e causando raiva na torcida e na estreia de Gattuso como treinador, no recente 7 de dezembro, o Milan conseguiu a proeza de empatar com o lanterna Benevento, com direito a gol do goleiro rival nos acréscimos, gerando o primeiro ponto do adversário na Série A na atual temporada. 

2 - TRINIDAD E TOBAGO 2 X 1 ESTADOS UNIDOS
10 de outubro - Ato Bouldom Stadium - Couva - Trinidad e Tobago
Eliminatórias CONCACAF


Os Estados Unidos dependiam só de si para classificar-se para a Copa do Mundo de 2018, naquela que era a última rodada das eliminatórias da Concacaf. Os Yanks foram a Trinidad e Tobago sem esperar problemas, só que o time da casa abriu 2 x 0 no primeiro tempo, ajudado por um esquisito gol contra de Omar Gonzales. Jonas fez o segundo. Na etapa final, apesar do gol de Pulisic, os norte-americanos não conseguiram evitar a derrota. Com as vitórias de Panamá e Honduras, o US Team ficou de fora de uma Copa do Mundo pela primeira vez em 31 anos. Um vexame histórico, digno de lugar nesta lista.

1 - PARAGUAI 0 X 1 VENEZUELA
10 de outubro - Defensores del Chaco - Assunção - Paraguai 
Eliminatórias da CONMEBOL


As eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2018 foram as mais emocionantes da história da CONMEBOL. Numa última rodada de definições, o Paraguai, depois de boa recuperação, praticamente dependia só de si para ir pelo menos a repescagem, já que uma derrota brasileira para o Chile em casa era praticamente impossível e mesmo o empate era improvável. Os Guaranis precisavam apenas vencer a lanterna Venezuela dentro do Defensores del Chaco, que estava preparado para uma festa. Só que os paraguaios foram apáticos, jogaram mal durante a maior parte do tempo e viram Herrera dar a vitória aos Venezuelanos aos 38 minutos do segundo tempo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações