América Mineiro, o legítimo e grande campeão brasileiro da Série B

Por Lula Terras

Tradicional, o América desbancou o favorito Internacional e conquistou a Série B

Apesar do favoritismo do Internacional de Porto Alegre, pela sua grandeza no futebol brasileiro, o título de campeão da Série B de 2017 ficou com o não menos tradicional América Futebol Clube, de Minas Gerais, também conhecido como América Mineiro, que tem o coelho, como seu mascote. Sua campanha teve aproveitamento de 64%, enquanto o adversário mais direto, o Internacional, ficou com 62%. Nas 38 partidas disputada pelos mineiros, foram 20 vitórias, 13 empates e cinco derrotas, que valeram 73 pontos ganhos.

Este foi o segundo título conquistado pelos mineiros na competição. O primeiro veio em 1997, quando disputou 23 jogos, com 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas, totalizando 46 pontos ganhos. A nível nacional, também levantou o título Brasileiro da Série C, em 2009, e na primeira edição da Copa Sul - Minas, realizada em 2000, também teve o América, como campeão.

Reconhecido como a terceira força do futebol de Minas, atrás apenas de Atlético e Cruzeiro, o América tem uma história de importantes conquistas e a tradição de revelar grandes craques para o futebol brasileiro e do exterior. Fundado em 30 de abril de 1912, portanto completou em 2017, 105 anos de existência, o coelho foi o maior campeão mineiro na era amadora, conquistou 16 títulos estaduais e foi vice-campeão, em 15 oportunidades. Proprietário do Estádio Independência, o América é o único time grande da Capital, a mandar seus jogos em casa.

Outro detalhe importante é à força de seu trabalho de base, com títulos importantes como a Copa São Paulo de Juniores, em 1996, o Campeonato Brasileiro Sub 20, em 2011, e bicampeão da Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior, em 2000 e 2014. Entre os atletas formados em sua base, alguns entraram para a história do futebol brasileiro e internacional, como Tostão, tricampeão do Mundo em 1970, pela Seleção Brasileira; Eder Aleixo teve 52 partidas pela Seleção Brasileiro, com destaque ao elenco que encantou o mundo em 1982, mas acabou eliminado pela Itália, naquela fatídica Copa do Mundo da Espanha. Outros craques também iniciaram sua carreira no Coelho, com passagens por grandes clubes e Seleção Brasileira, caso de Palhinha, Gilberto Silva, Euller, Danilo e Fred, que hoje, é atleta contratado pelo Atlético Mineiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações