O gol de escanteio que se tornou Olímpico

Por Victor de Andrade

Imagem do lance do gol de escanteio, que deu o nome de "Olímpico"

Em 1924, o Uruguai acabara de ter sido o primeiro campeão olímpico de futebol da América do Sul. Ao voltar de Paris, a Celeste acertou dois amistosos contra a sua maior rival, a Seleção Argentina, sendo um jogo em Montevidéu, no dia 21 de setembro, que terminou com o placar de 1 a 1, e outro uma semana depois.

Porém, em 28 de setembro, o campo do Sportivo Barracas, que cabia cerca de 40 mil pessoas, estava superlotado, houve torcedores feridos por causa de um grande tumulto, o árbitro uruguaio Ricardo Villarino suspendeu o embate e a partida foi jogada por apenas alguns minutos e remarcada para quatro dias depois, no mesmo local.

Cesáreo Onzari na marca do escanteio

Então, em 2 de outubro de 1924, Albiceleste e Celeste entravam em campo, com 37 mil torcedores, para a partida que entraria para a história do futebol. Com 15 minutos de partida, aconteceria o grande fato. Cesáreo Onzari, pela esquerda, cobrou o escanteio com força e efeito. A bola não parecia ter direção certa, não tocou em nenhum jogador e enganou o goleiro uruguaio Antonio Mazalli, balançando as redes do campo do Sportivo Barracas.

Como o gol em jogada de escanteio foi liberado pela International Board meses antes da partida (mais precisamente em agosto, após a sugestão ter sido aceita em junho) e era raro acontecer, aquele lance chamou a atenção de todos, ainda mais feito em cima do recém medalhista de ouro nas Olimpíadas. Os uruguaios chegaram a até reclamar que o gol era ilegal, mas o árbitro Ricardo Villarino, ciente da mudança na regra, validou o lance. Por isto, o tento marcado por Cesário Onzari ficou conhecido como "Gol Olímpico" e todas as jogadas deste tipo passaram a ser chamadas assim.

Reportagem, em espanhol, sobre o lance

Aquela partida terminou com vitória dos argentinos por 2 a 1. Sendo que Pedro Cea empatou para os uruguaios e Domingo Tarascone deu a vitória à Albiceleste. Mas, o que ficou marcado foi o lance de Cesáreo Onzari, aos 15 minutos de partida. Uma observação interessante. Este não foi o primeiro gol de escanteio da história. Ele aconteceu, na verdade, na Escócia, em 21 de agosto de 1924, e marcado por Billy Alston.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações