quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Palmeiras campeão da Copa Mercosul de 1998

Comemoração do Verdão: campeão da Copa Mercosul de 1998

No dia 29 de dezembro de 1998, o Palmeiras conquistava a primeira edição da Copa Mercosul, competição criada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para substituir, no segundo semestre, a Supercopa da Libertadores. A entidade manteve a competição até 2001, quando foi trocada pela Copa Sul-Americana.

Na edição de 1998 participaram 20 equipes, que foram divididas na primeira fase em cinco grupos de quatro equipes. O Verdão ficou no Grupo B, ao lado de Nacional do Uruguai, Independiente da Argentina e Universidad de Chile. O Palmeiras, que tinha grande time, base do campeão da Libertadores no ano seguinte, com Cléber, Arce, Alex e Paulo Nunes, dirigidos por Luiz Felipe Scolari, o Felipão, não teve dificuldades para passar por esta etapa, vencendo os seis jogos, com destaque para a goleada e 5 a 0 sobre o Bolso, em plena Montevidéu.

No mata mata, o Palmeiras começou encarando o temido Boca Juniors. No primeiro jogo, vitória por 3 a 1, no Parque Antarctica. O resultado deixou o Verdão tranquilo para encara o La Bombonera e o empate garantiu a equipe na etapa seguinte.

Os pôster dos campeões

Na semifinal, o adversário foi o Olimpia, do Paraguai. Novamente fazendo o primeiro jogo em casa, o Palmeiras venceu por 2 a 0, com certa facilidade. No jogo de volta, no Defensores del Chaco, em Assunção, Oséas abriu o marcador para o Verdão, aos 19 minutos. No segundo tempo, inconformados com a derrota, os paraguaios armaram uma confusão e o árbitro argentino Oscar Sequeira encerrou o jogo na metade do segundo tempo. Palmeiras na final.

Na decisão, um adversário conhecido: o Cruzeiro, equipe que o Verdão já tinha derrotado na final da Copa do Brasil, mas tinha perdido nas quartas do Brasileirão. Tudo no mesmo ano! No primeiro jogo, no Mineirão, a Raposa venceu por 2 a 1, no único revés da equipe na competição. Na segunda partida, no Parque Antarctica, 3 a 1 para o Palmeiras, o que forçou o terceiro confronto.

No dia 29 de dezembro de 1998, Palmeiras e Cruzeiro entraram no gramado do Parque Antarctica para definir o primeiro campeão da Copa Mercosul. O lateral paraguaio Arce, aos 17 do segundo tempo, marcou único gol do jogo, o que deu o título ao Verdão.

Na Copa Mercosul, o Palmeiras ainda chegaria na decisão das edições de 1999 e 2000, onde perdeu o título, respectivamente, para Flamengo e Vasco. A única edição do torneio que não teve o Verdão na final foi em 2001, quando o San Lorenzo derrotou o Flamengo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações