Campeões das competições da Conmebol em 2016


Com o fim da Copa Libertadores Feminina de 2016, na última terça-feira, cujo o título foi conquistado pelo Sportivo Limpeño, do Paraguai, foram encerradas as competições organizadas pela Conmebol em 2016. O Curioso do Futebol, como sempre, fez o levantamento dos campeões continentais.

O primeiro campeão da América do Sul foi o São Paulo, que conquistou em fevereiro a Copa Libertadores Sub-20, que foi realizada no Paraguai. Na final, o Tricolor, que teve um ótimo ano na categoria, venceu o Liverpool do Uruguai por 1 a 0, gol de Lucas Fernandes.

A segunda competição foi o Sul-Americano Feminino Sub-17. País organizador da competição, a Venezuela não deu trégua para as adversárias e conquistou, no mês de março, o bi-campeonato do torneio, ao vencer o Brasil, na última rodada do quadrangular final, por 1 a 0, gol da joia Deyna Castellanos.

No meio do ano, a Conmebol organizou nos Estados Unidos, em junho, a Copa América do Centenário, comemorando os 100 anos da competição de seleções mais antiga do mundo. Além dos 10 países da América do Sul, o torneio contou com seis convidados da Concacaf. Porém, apesar do formato e sedes diferentes de 2015, o campeão foi o mesmo. O Chile derrotou a Argentina na final, nos pênaltis, e comemorou o bicampeonato.

Já em julho foi a decisão da competição de clubes mais importante da Conmebol: a Copa Libertadores. O Atlético Nacional, que vinha fazendo a melhor campanha entre todos os clubes, conquistou o título ao vencer na final o surpreendente Independiente Del Valle, do Equador. Foi o segundo título dos Verdalogas na história do torneio.

Em agosto, foi a vez da decisão da Recopa Sul-Americana, entre os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2015: River Plate e Independiente Santa Fé. E quem levou a melhor foram os argentinos, que ganharam a segunda partida por 2 a 1, com o gol do triunfo saindo na prorrogação.

Em novembro aconteceu um dos fatos mais tristes da história do futebol do continente. A delegação da Chapecoense foi vítima de um acidente aéreo, quando ia para Medellin disputar o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional. Quase todos que estavam a bordo faleceram. Em ato de solidariedade, os Verdalogas abdicaram do título e a Conmebol apontou o time catarinense como o campeão do torneio, algo que fez a felicidade de todos os fãs de futebol.

Para encerrar, em dezembro foi realizada, no Uruguai, a Copa Libertadores Feminina. Pela primeira vez na história, a final não teve um time brasileiro e o torneio contou com um campeão inédito: o Sportivo Limpeño, do Paraguai, venceu o Estudiantes de Guaricó, da Venezuela, e ficou com a taça.

Agora é aguardar 2017, que terá os torneios continentais de seleções de base, uma Libertadores com calendário anual e grandes jogos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações