Copa do Mundo de Futsal 2016 - Todos contra o domínio de Brasil e Espanha

Por Lucas Paes e Victor de Andrade


Neste sábado terá início a oitava edição da Copa do Mundo de Futsal, organizada pela Fifa, que será disputada na Colômbia. Neste ano participam 24 equipes divididas em seis grupos de quatro clubes cada. Nas sete edições anteriores da competição, apenas o Brasil (em cinco oportunidades, sendo as duas últimas) e Espanha (duas vezes) conquistaram o título e fizeram quatro das últimas cinco finais.

Além de Brasil e Espanha, Itália (única seleção que quebrou a seqüência de finais entre Brasil e Espanha, em 2004) e Rússia pintam como favoritas para conquistar o primeiro título. Além dos quatro times citados, Argentina, Colômbia, Irã e Portugal prometem dar trabalho e podem surpreender as grandes seleções do Futsal mundial.

O Brasil venceu a última edição da Copa do Mundo

O Mundial vai contar com três sedes para a competição: o Coliseo Bicentenario, de Bucamaranga (com capacidade para 7.500 pessoas), o Coliseo El Pueblo, em Cali (12 mil espectadores), e o Coliseo Iván de Bedout, em Medellín (com capacidade para 6 mil pessoas). A final está marcada para o dia 1º de outubro, em Cali.

Uma curiosidade interessante: apesar de ter conquistado cinco das sete edições da Copa do Mundo Fifa de Futsal, o Brasil se considera heptacampeã mundial, pois conta com os dois títulos conquistados em campeonatos organizados pela Fifusa (Federação Internacional Futebol de Salão), em 1982 e 1985. Vale lembrar que o Paraguai também ganhou um Mundial da Fifusa, em 1988.

Colombianos querem fazer história em casa

Até hoje, a Associação Mundial de Futsal (AMF) organiza um outro Campeonato Mundial, só que com as regras antigas da modalidade (bola menor e mais pesada, com gols valendo apenas de fora da área). Por coincidência, a Colômbia é a atual bi-campeã do Mundial da AMF. Vamos aos grupos:


GRUPO A
Colômbia - Portugal - Uzbesquistão - Panamá

Ricardinho pode fazer a diferença para Portugal

Grupo equilibrado. A Colômbia é a dona da casa e tem dado trabalho tanto na Copa América quanto na Copa do Mundo (foi semifinalista nas últimas edições de ambas as competições), obtendo resultados cada vez melhores e entrando na Copa de 2016 como uma das equipes que podem surpreender, devido ao fato de jogar em casa. Portugal, apesar de ter caído cedo na Euro deste ano, também vem com força e conta com o atual melhor jogador do mundo: Ricardinho.

Além das duas equipes, temos o Uzbesquistão, que vem crescendo de produção ao longo dos anos e é o atual vice-campeão do Asiático, campanha aliás que qualificou a seleção para esta Copa do Mundo, e o Panamá, que foi vice-campeão da Copa da Concacaf e chegou às oitavas de final no último Mundial.

Palpite: Portugal e Colômbia.


GRUPO B
Tailândia - Rússia - Cuba - Egito

Russos querem quebrar a hegemonia Brasil/Espanha

O grupo inclui uma das principais favoritas a conquista da competição, que é a Rússia. Aliás, os russos não devem ter dificuldades para liderar a chave, pois é um time mais forte que os demais e provavelmente ganhará as três partidas. A Rússia foi vice-campeã da última Euro, amargando uma derrota de 7 a 3 para a Espanha.

As três outras seleções vão brigar pela segunda vaga no grupo. A Tailândia, que sediou a última edição do torneio e chegou até às oitavas, não mostrou grande evolução de 2012 para cá. O Egito foi vice-campeão africano e pode vir a dar algum trabalho. Já Cuba está longe de estar entre as favoritas e terá que jogar bem para buscar uma possível classificação nas vagas de terceiras colocadas.

Palpite: Rússia e Egito.


GRUPO C
Paraguai - Itália - Vietnã - Guatemala

A Itália venceu a Euro 2014

O Grupo C conta com uma das grandes forças do Futsal mundial: a Azzurra. Vice-campeã mundial em 2004 e terceira colocada em 2008 e 2012, a Itália é a seleção que esteve mais próxima de quebrar a hegemonia Brasil/Espanha. Campeã da Euro em 2014, os italianos ficaram de fora da semifinal continental em 2016, mas ainda sim são favoritos.

Outra tradicional equipe do Futsal, mas que está longe dos seus dias de glória, o Paraguai espera fazer uma boa campanha neste Mundial e deve ficar com a segunda vaga na chave. A Guatemala tentará uma das vagas como terceira colocada tendo que para isso vencer o Vietnã, que entra como azarão do grupo.

Palpite: Itália e Paraguai. Com a Guatemala pega uma das vagas dos terceiros.


GRUPO D
Ucrânia - Brasil - Moçambique - Austrália

Com 39 anos, Falcão quer mostrar que ainda é o melhor do mundo

O Grupo D conta com um dos grandes favoritos para o título: o Brasil. Vencedor de cinco das sete edições da Copa do Mundo, tendo conquistado, inclusive, as duas últimas, os brasileiros não estão em um grande momento. Na última Copa América, nem chegaram na final e o grande nome da equipe ainda é o genial Falcão, que já está com 39 anos. Porém, subestimar o Brasil no Futsal é sentença de ser derrotado.

A Ucrânia é, normalmente, uma seleção que sempre complica os jogos contra os gigantes do mundo do Futsal e não deve ter dificuldades para ficar com o segundo lugar da chave. A Austrália deve lutar por uma das vagas dos terceiros colocados e Moçambique é uma incógnita e provavelmente será o saco de pancadas do grupo.

Palpite: Brasil e Ucrânia. A Austrália pega uma das vagas dos terceiros.


GRUPO E
Argentina - Cazaquistão - Ilhas Salomão - Costa Rica

Argentinos venceram a última Copa America

O Grupo D traz um time que vem evoluindo cada vez mais no Futsal e é a atual campeã da Copa América: a Argentina. A Albiceleste vem preparada para a Copa do Mundo e quer mostrar que pode fazer frente a Brasil e Espanha. A Costa Rica, vencedora da última edição da Copa Ouro da Concacaf, e quer mostrar um bom papel, já que tem interesse em sediar o Mundial de 2020.

Atual terceiro colocado na última Euro, o Cazaquistão deve ser respeitado. Assim como a Costa Rica, mesmo não estando entre os favoritos, os últimos resultados mostram um time razoável que pode e deve fazer boa campanha. Já a Ilhas Salomão deverá agradecer se conseguir marcar um ponto.

Palpite: Argentina e Cazaquistão, Costa Rica entra como um dos terceiros.


GRUPO F
Irã - Espanha - Marrocos - Azerbaidjão

Espanha venceu a Euro 2016

Sentiu falta de algum time? Calma, ele está neste grupo: é impossível quando se fala de Copa do Mundo de futsal não colocar os espanhóis entre os favoritos. Vice-campeões nas últimas duas edições, os hispânicos querem voltar a levantar a taça e isso deve ser mais prazeroso se for contra o Brasil, algoz nas últimas duas edições. A Espanha foi, de novo, campeã da Euro e entra no mundial sedenta pela conquista do terceiro título.

O Irã sempre dá trabalho, chegando sempre às fases mais agudas das competições e é o time mais forte entre os asiáticos. Em 2008 e 2012 deu trabalho para a Espanha na primeira fase (empatou os dois jogos) e espera finalmente vencer a Fúria. É o principal favorito para o segundo lugar. O Marrocos chega com alguma qualificação, já que é campeão africano, e o Azerbaijão pegou a última vaga da Europa e pode também ser um time chato.

Palpite: Espanha e Irã. Marrocos como um dos terceiros.

Confira a tabela da competição aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações