Início do Campeonato Mineiro é neste domingo


Domingo é o dia! O Campeonato Mineiro de Futebol de 2016 - Módulo I, que por motivos de patrocínio se chamará "Campeonato Apoio Mineiro 2016", começa neste domingo. Com três times na Série A do Brasileirão (América, Atlético e Cruzeiro), um na B (Tupi) e dois na C (Boa e Tombense), os fãs de futebol das Minas Gerais podem esperar um belo espetáculo.

Logo de cara, o Atlético Mineiro pinta como o grande favorito, pois manteve a base vice-campeã brasileira do ano passado. Porém, o Cruzeiro não vai deixar que o rival ganhe o estadual mais uma vez. Além disso, o América, que conquistou o acesso à elite do nacional, vem embalado e quer vencer o Mineiro.

Confira as novidades das equipes:


América


O Coelho vem embalado pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, o time do técnico Givanildo Oliveira teve várias mudanças no elenco, mas pode subir alguns atletas do bom time sub-20, que foi semifinalista da Copa São Paulo de Juniores. O time base deve ser João Ricardo, Jonas, Alison, Sueliton e Danilo; Leandro Guerreiro, Pablo (Claudinei), Rafael Bastos e Tony; Osman e Sávio. Além do Estadual, o clube também disputa, no primeiro semestre, a Copa do Brasil e a Primeira Liga.


Atlético


Atual campeão Mineiro e vice brasileiro, o Galo é, segundo comentaristas, a equipe que começa melhor em 2016 no Brasil. O time tem a mesma base do ano passado, onde só trocou o treinador (saiu Levir Culpi e veio o uruguaio Diego Aguirre), e venceu o torneio da Florida, que contava com equipes brasileiras e alemãs. Além do Estadual, o clube também disputa, no primeiro semestre, a Copa do Brasil e a Primeira Liga.


Boa Esporte


O ex-Ituiutaba inicia 2016 querendo esquecer 2015, quando foi rebaixado na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe do Boa, que vai ser dirigida por Nedo Xavier, fez diversos jogos treinos durante a preparação. O destaque fica para a derrota por 1 a 0 para o São Paulo (foto), no Pacaembu. Porém, o treinador gostou da movimentação da equipe.


Caldense


Atual vice-campeão estadual, a Caldense sonha, no mínimo, repetir o que fez no campeonato do ano passado. O técnico Gian Rodrigues fez alguns ajustes no jogo-treino contra o XV de Piracicaba (foto), que terminou com o placar de 0 a 0, o último da série com equipes paulistas, e, antes da estreia, está fazendo treinos de finalização.


Cruzeiro


A Raposa terá uma novidade no banco de reservas. O ex-atacante Deivid (foto) estreia como treinador dirigindo a equipe pela qual foi campeão Mineiro e da Copa do Brasil de 2003. O Cruzeiro espera conquistar o estadual, já que no ano passado não conseguiu chegar na final. Além do Estadual, o clube também disputa, no primeiro semestre, a Copa do Brasil e a Primeira Liga.


Guarani de Divinópolis


A equipe de Divinópolis quer fazer um papel melhor do que no ano passado, quando escapou do rebaixamento por muito pouco. Uma das contratações de destaque é o meia Denílson Souza, de 27 anos, que foi revelado pelo Atlético, rodou pelo futebol mineiro e ganhou a Série D do Brasileiro pelo Tupi. A equipe será dirigida por Ricardo Leão.


Tombense


Um velho conhecido da torcida do Tombense está de volta. O meia Joilson foi oficializado como mais um reforço do Alvirrubro para a temporada 2016. O jogador, que deixou o clube ao término da Série C, não fechou com nenhum clube e acertou o seu retorno a Tombos até o final do ano. A equipe chegou a fazer um amistoso contra o Estrela do Norte (foto), do Espírito Santo, que terminou 0 a 0.


Tricordiano


Vice-campeão do Módulo II em 2015, o caçula da competição espera surpreender no Mineiro. Os esforços para a participação da equipe no campeonato são grandes, tanto que a Prefeitura de Três Corações, cidade natal de Pelé, tirou R$ 500 mil que seriam usados no Carnaval para completar o orçamento da reforma do Estádio Municipal Elias Arbex (foto).


Tupi


Embalado pelo acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, o alvinegro de Juiz de Fora espera fazer um bom Mineiro. Nos últimos dias, o técnico Júnior Lopes fez vários treinos de finalizações. O atacante Ramon, o meia Ygor e o lateral-direito Douglas foram algumas das contratações do clube para a competição. O time fez alguns amistosos contra equipes do Rio de Janeiro.


Uberlândia


O tradicional alviverde do Triângulo Mineiro volta à elite estadual depois de ganhar o Módulo II de 2015. E, logo de cara, o Uberlândia não terá vida fácil, já que estreia contra o Atlético Mineiro, às 19h30 de domingo, no Parque do Sabiá. O último jogo treino da equipe foi contra o Botafogo de Ribeirão Preto (foto), que terminou em 2 a 2.


URT


A URT finalizou os jogos de preparação para o Mineiro no amistoso com o Mamoré (foto), o Clássico do Milho, no último sábado, onde perdeu por 1 a 0. A equipe estreia no Campeonato Mineiro marcada para domingo, às 17h, contra o Cruzeiro no Mineirão. Após três testes, o clube de Patos de Minas marcou apenas duas vezes.


Villa Nova


Repetir o que foi feito na década de 30, onde foi tetracampeão mineiro, ou em 1951, quando conquistou o último estadual, está longe das pretensões atuais do Villa Nova. O destaques da equipe são o veterano centroavante Fábio Júnior, de 38 anos, o lateral-esquerdo Roger Guerreiro, 33, e o lateral-direito Mancini, 35, além de Kerlon Foquinha. Já no banco de reservas, a equipe será dirigida pelo ex-zagueiro Wilson Gottardo (foto).


Regulamento

Primeira fase - O Módulo I será disputado por doze clubes em turno único. Todos os times jogarão entre si uma única vez. Ao fim das onze rodadas, os quatro primeiros colocados avançarão para a fase final, enquanto os dois últimos serão rebaixados para o Módulo II de 2017.

Galo foi o campeão em 2015

O campeonato também indicará os representantes do estado de Minas Gerais para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2016. Os dois melhores times que não estejam disputando a Série A, a Série B ou a Série C ganharão as vagas, ou seja, seis equipes estarão disputando as duas vagas no brasileiro da quarta divisão. Os três primeiros colocados na classificação geral disputarão a Copa do Brasil de 2017.

Fase final - Será disputado uma fase eliminatória (conhecido como "mata-mata", semifinais e final), com confrontos em ida e volta. O time de melhor campanha decide se terá o mando de campo no primeiro ou segundo jogo. O chaveamento é dado da seguinte forma: 1° melhor colocado x 4° melhor colocado e 2° melhor colocado x 3° melhor colocado.

Confira tabela da competição aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações