Conheça o Projeto 40 de Fernando Martinez do Jogos Perdidos

O jornalista Fernando Martinez faz um grande
trabalho de pesquisa e cobertura de futebol

Com o início dos campeonatos das Séries A2 e A3 do Paulistão neste sábado, dia 30, o jornalista Fernando Martinez, do blog Jogos Perdidos, um dos melhores sites independentes sobre futebol, começa mais uma peregrinação pelos estádios de São Paulo para mais uma edição do Projeto 40, que consiste em ver, ao menos, uma partida de todos os times do segundo e terceiro escalões do futebol de bandeirante.

O blog Jogos Perdidos, um dos melhores sites independentes sobre futebol, que é, inclusive, uma grande influência de O Curioso do Futebol, foi criado em 2004 por um grupo que já gostava de assistir aos jogos dos times que não têm cobertura da grande mídia, entre eles Fernando Martinez. Com o tempo, o site foi tendo bastante audiência e até uma versão televisiva dele chegou a ser feita.

Com o passar dos anos, o jornalista passou a ser quem publicava as matérias no blog com mais assiduidade e daí surgiu a ideia de fazer o Projeto 40. “Tive a intenção de mostrar pelo menos uma vez no blog cada time das duas divisões de acesso de São Paulo que são disputadas no começo do ano. E foi assim que comecei a planejar a ação”, explica Fernando.

Partidas como um Água Santa e Rio Branco são a especialidade do blog

A primeira edição do Projeto 40 era para ter sido feita em 2012, mas o jornalista teve um contratempo profissional e teve que adiar o plano. “Cheguei a arquitetar tudo. A primeira partida foi Palmeiras B 4-2 Sorocaba, pela A2 daquele ano. Foi um ótimo jogo, disputado na Rua Javari no feriado de 25 de janeiro. O projeto não tinha esse nome, mas já queria completar os 40 times naquela temporada. Não consegui pois viajei a trabalho durante o mês de abril, deixando a meta para ser cumprida em 2013”.

No ano seguinte, deu tudo certo e o Projeto foi completado. Porém, nem sempre foi fácil conseguir assistir os 40 times na mesma temporada. “Em 2014, tive problemas para completar as equipes, pois perdi alguns times "de longe" jogando perto da capital e acabei fazendo viagens para as suas cidades de origem. O maior exemplo foi o Batatais, que deixei de ver em São Caetano do Sul, por conta de um dilúvio, e que só consegui assistir de perto no Estádio Osvaldo Scatena, três meses depois, em um sábado a tarde, contra o Guarani”, diz.

Segundo Fernando, os contratempos nas viagens não são tão incomuns. “vira e mexe acontece alguma complicação: um ônibus capengando e atrasado para ver a Ferroviária na A2 de 2013 jogando em São José dos Campos, o amigo seu Natal indo a 120 por hora na Rodovia Castelo Branco para duas visitas a Sorocaba em 2014, vários dilúvios pelo interior, etc... mas no fim tudo ficou dentro do cronograma”, afirma.

Além dos belos textos, o Jogos Perdidos conta com grandes fotos

O próprio editor de O Curioso do Futebol, Victor de Andrade, já presenciou um contratempo deste tipo quando acompanhou Fernando Martinez e o amigo Rodrigo Leite em um jogo em Sorocaba, entre o Atlético local e o Comercial de Ribeirão Preto, em 2 de abril de 2015. Os três só não perderam o ônibus para a cidade no interior porque uma garota acabou segurando o veículo, que acabou atrasando e dando tempo para a viagem. 

Mesmo com todas estas dificuldades, o jornalista está confiante que em 2016 o cronograma vai dar certo e ele vai poder ver pelo menos uma vez todos os 40 times. “Já começo a acompanhar os jogos neste fim de semana”, finaliza.

Todos os jogos que Fernando Martinez acompanha tem o relato publicado no www.jogosperdidos.com. Não deixem de acompanhar, pois é um trabalho bem elaborado, feito por quem realmente gosta e pesquisa sobre futebol. E a cobertura não fica apenas nas Séries A-2 e A-3 do Paulista. Todo jogo 'perdido' é uma grande pauta para o blog. Vale a pena verificar e O Curioso do Futebol recomenda!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações