Santos e Palmeiras: duelo aberto nesta quarta-feira

* por Lucas Paes

A partida de hoje será a sexta entre as equipes em 2015

Nesta quarta-feira, dia 25, começa a decisão da Copa do Brasil de 2015 entre Santos e Palmeiras, repetindo a final do Paulistão. Alvinegros e Alviverdes buscam uma vaga na Libertadores, o que no caso do time da Vila ainda é possível pelo Brasileirão, mas no caso da equipe da Rua Turiassu só é possível pela competição de mata-mata mais importante do país.

Neste momento, não há mais como apontar um favorito para a decisão. Caso esta fosse disputada imediatamente após as semifinais, não haveria duvidas de que o Santos teria um certo favoritismo (que não seria grande por se tratar de um clássico). Porém, atualmente, ambos os times entraram em preocupante queda de rendimento, o que deixa o embate equilibrado.

Aqui neste texto buscarei analisar um pouco os pontos fortes e fracos das equipes, e começarei pelo mandante da primeira partida, o Santos:

O Peixe mostrou como principal ponto forte nesta competição e durante o segundo semestre as jogadas de contra ataque feitas entre Lucas Lima, Gabigol, Ricardo Oliveira e Marquinhos Gabriel (ou Geovânio, quando este era titular). Os quatro têm sido os pilares fundamentais do time no mata-mata da competição e, apesar da queda de rendimento, são, provavelmente, os principais responsáveis pelas ações ofensivas do Santos nas finais. Outro jogador importante, o lateral direito Victor Ferraz, deve voltar na partida contra o Palmeiras, apesar de Daniel Guedes estar substituindo bem o titular santista.

Gabriel é o artilheiro da Copa do Brasil

Mas, apesar do futebol vistoso apresentado durante a Copa do Brasil, o Santos tem problemas: a equipe tem graves defeitos nas jogadas aéreas (uma das armas fortes do Palmeiras) e possui uma dupla de zaga que não é tão confiável, principalmente jogando fora de casa.

É preciso entender que o Santos possui grandes problemas em partidas como visitante no Campeonato Brasileiro, onde é inclusive o segundo pior no quesito na competição. Entretanto, na Copa do Brasil o time tem feito boas partidas como visitante, vencendo inclusive rivais como Corinthians e São Paulo.

Já o Palmeiras vem à final apostando em um time que mostra uma melhora nítida nos jogos de mata-mata. Nas últimas partidas do Brasileirão, o Palestra tem sofrido bastante e jogado um futebol muito abaixo do mostrado em outras oportunidades, mas ainda assim virá com força total pra cima do Santos.

A principal aposta do time da Turiassu é a bola aérea. O Alviverde tem feito muitos gols em bolas cruzadas e alçadas na área, principalmente com zagueiros aproveitando bolas altas e os bons cabeceios do argentino naturalizado paraguaio Lucas Barrios. Além disso, o Palmeiras também aposta na velocidade de Gabriel Jesus e Dudu, atacantes rápidos que fazem uma boa Copa do Brasil.

Lucas Barrios é uma das principais armas do Palmeiras

Os pontos fracos da equipe alviverde são também uma defesa pouco confiável, que tem obrigado o goleiro Fernando Prass a fazer grandes defesas durante toda a competição, e um time que possui muita instabilidade durante o jogo, alternando momentos bons e ruins nas partidas. Contra o Internacional, por exemplo, o Palmeiras não teve atuações equilibradas nos jogos do Beira Rio e do Allianz Parque. Um destes momentos claudicantes, no Beira Rio, quase representou um problema para os alviverdes.

O primeiro jogo das finais da Copa do Brasil ocorre nesta quarta-feira, às 22 horas, na Vila Belmiro em Santos. Já o segundo, será na próxima semana, no Estádio Allianz Parque, em São Paulo. Vale ressaltar que, pela primeira vez na história da competição, a final não terá o critério de gols marcados fora de casa, assim como na Copa Libertadores.

* Lucas Paes é estudante de Jornalismo e colaborador de O Curioso do Futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações