Conheça a Academia de Futebol Pérolas Negras do Haiti

Uma das equipes dos Pérolas Negras

Ontem foi anunciado os grupos da Copa São Paulo de Juniores de 2016. Entre os times grandes, os tradicionais, os de empresários e aqueles sensacionais, como o Galvez, São Raimundo de Roraima e o Altos do Piauí, um time chamou a atenção de todos os amantes do futebol: o Pérolas Negras do Haiti, ou Perles Noires, que vai estar no Grupo 28, ao lado de Juventus, América Mineiro e São Caetano, com jogos na Rua Javari.

O Académie de Football Perles Noires é a única equipe estrangeira da próxima edição da competição. Mas, na verdade, ela não é bem estrangeira. Quem financia a equipe é a Organização Não-Governamental (ONG) Viva Rio, através de doações. A agremiação foi criada em 2011.

Passagem pelo Rio, jogando no campo do Madureira

A equipe já fez três excursões para fora do Haiti. Os atletas foram para a Noruega, em 2013, e já estiveram por aqui em duas ocasiões: 2014 e 2015, onde jogaram contra a Seleção das Favelas do Rio de Janeiro.

Toda a Comissão Técnica do Perles Noires é formada por brasileiros, formados na Universidade de Viçosa. O clube conta com um belo Centro de Treinamento na periferia de Porto Príncipe, capital do Haiti. O CT foi construído pela ONG Viva Rio e lá, os atletas contam com alojamento para 96 pessoas e tem cinco refeições diárias.

Treinamento da equipe

O Perles Noires contam com equipes a partir de 12 anos de idade. Porém, não há um time adulto. Ou seja, o elenco que estará em São Paulo, que tem média de idade de 18 anos, está na última categoria do clube e precisa procurar outra agremiação para continuar com a carreira.

A participação do Perles Noires na Copa São Paulo de 2016 veio através de conversas entre a ONG Viva Rio, o Itamaraty e as federações Haitiana e Paulista de futebol. A equipe vê  a competição como uma vitrine para seus atletas. Os jogadores esperam chamar a atenção dos clubes brasileiros e tentarem, ao menos, um teste em terras tupiniquins. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Até que enfim alguma coisa que preste a FPF faz, por tanta grana que entra, mais que obrigação o futebol pensar um pouco mais no social!!!

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações