Brasileirão: CBF vai discutir redução de rebaixamentos e acessos

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

CBF estuda redução de rebaixamentos no Brasileirão
Conselho Técnico do Brasileirão desta temporada

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou aos clubes que irá colocar em pauta a possível redução no número de rebaixamentos e acessos no Brasileirão. O tema foi comunicado aos representantes da Série B durante reunião realizada nesta quinta-feira.

Após avançar em discussões sobre Fair Play Financeiro e arbitragem, a entidade pretende aprofundar o debate sobre o formato das competições nacionais. A ideia de reduzir o número de clubes rebaixados vem sendo defendida por dirigentes da Série A nos últimos anos.

Atualmente, quatro clubes são rebaixados da elite, modelo em vigor desde 2004. Uma das propostas em análise prevê a queda de três equipes, o que também implicaria em três acessos da Série B para a Série A. Ainda não há prazo definido para novas reuniões nem para eventual aplicação da mudança.

O Brasileirão é disputado por 20 clubes desde 2006, dentro do sistema de pontos corridos iniciado em 2003. Naquela primeira edição, apenas dois times foram rebaixados.


Outros temas em debate na CBF

Além do formato de acesso e descenso, a CBF também pretende discutir o uso de gramado sintético e a redução do número de estrangeiros relacionados por partida. Atualmente, os clubes podem relacionar até nove atletas estrangeiros, número que tem sido questionado por dirigentes sob o argumento de impacto na formação de jovens jogadores no país.

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol