Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Troféu da Copa do Brasil
A Copa do Brasil passará a classificar dois clubes para a Conmebol Libertadores a partir da edição de 2026. Além do campeão, o vice-campeão também garantirá vaga na principal competição de clubes da América do Sul. A mudança, divulgada inicialmente pelo Estadão, foi debatida nesta quinta-feira durante o Conselho Técnico da Série A, realizado na CBF, no Rio de Janeiro.
Com a novidade, o Campeonato Brasileiro perde uma vaga direta na Libertadores. O torneio, que hoje leva seis equipes ao continental, passará a classificar cinco clubes a partir do próximo ano: os quatro primeiros colocados irão direto para a fase de grupos, enquanto o quinto ficará destinado às fases preliminares.
Ainda não está definido se o vice da Copa do Brasil ingressará na fase de grupos ou nas etapas qualificatórias. A expectativa é de que essa definição seja oficializada até a próxima semana, quando os regulamentos das competições serão publicados.
A mudança não afeta a atual edição da Copa do Brasil: apenas o campeão de 2025 receberá vaga na Libertadores de 2026.
Até o momento, o Brasil já tem sete clubes garantidos na próxima Libertadores: Flamengo (atual campeão), Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense — todos na fase de grupos — além de Botafogo e Bahia, que entrarão nas fases iniciais.
O campeão da Copa do Brasil será o oitavo classificado. Caso Cruzeiro ou Fluminense conquistem o título, o Botafogo herdará vaga direta na fase de grupos, enquanto o São Paulo, oitavo colocado no Brasileiro, assumirá um lugar nas preliminares.
A Copa do Brasil de 2026 terá início na semana de 18 de fevereiro, com os clubes da Série A entrando apenas na quinta fase, em abril. A decisão, em jogo único, está marcada para 6 de dezembro, encerrando o calendário nacional.




0 comentários:
Postar um comentário