Coritiba é o primeiro clube a garantir o acesso à Série A de 2026

Com informações da CBF
Foto: Staff Images / CBF

A torcida do Coritiba mais uma vez lotou o Couto Pereira e celebrou o retorno à elite

O título não veio, mas o empate sem gols entre Coritiba e Athletic neste sábado (15) confirmou o Coxa como o primeiro clube a se garantir na Série A de 2026, após duas temporadas na Série B. Na próxima rodada, o time paranaense vai a Manaus enfrentar o Amazonas, já rebaixado, podendo confirmar a conquista. Já o Athletic, atualmente na 15ª colocação, recebe o também rebaixado Paysandu. Ambas as partidas serão domingo (23) às 16h30.

O futebol é um terreno com lógica própria, um esporte em que as tensões podem igualar eventuais lacunas técnicas entre equipes que competem entre si. Então quando o líder Coritiba entrou em campo para enfrentar o Athletic em plena luta contra o rebaixamento, não havia alguém no Couto Pereira capaz de apostar em um jogo fácil.

Por outro lado, quando uma equipe centenária como o Coxa se depara com uma equipe emergente como o Esquadrão de Aço, há um fator de desequilíbrio: a paixão da torcida. E disso o Coritiba não tem do que se queixar. A massa alviverde foi a torcida com mais pagantes da competição, e a segunda média de público. E no jogo que valia acesso e título, não foi diferente: 33.648 fanáticos apoiaram a equipe.

Mas do outro lado estava o Athletic, que ainda luta pela permanência na Série B e ostenta um bom retrospecto fora de casa, com seis vitórias e três empates, que somam 21 dos 41 pontos conquistados pela equipe nesta campanha.

E o plano de jogo do time mineiro deu certo: ao perceber a ansiedade dos mandantes, o Athletic conseguiu esfriar a partida e a torcida - valorizando as muitas faltas cometidas pelo Coritiba e estendendo a interrupção do jogo pelo tempo que fosse possível.

E na primeira etapa, quem levou perigo mais cedo foram os visitantes, quando Torrão finalizou de frente para Morisco mas mandou para fora. O Coritiba respondeu com Dellatorre carimbando a trave de Adriel.

Na segunda etapa, a tensão se elevou ainda mais. Jogando contra o relógio, o Coxa não conseguia organizar as jogadas com qualidade no último passe. Novamente a melhor chance foi de Dellatorre, que recebeu cruzamento de Everaldo e, livre, chutou para fora.

Não foi desta vez que um time da Série B conquistou título e acesso no mesmo dia - o que frustrou a torcida alviverde, que até ensaiou reclamações ao fim da partida. Mas, ao se dar conta que o acesso estava garantido, a massa deixou os caprichos de lado e festejou a volta à elite do futebol brasileiro.

Festa da torcida - A solidez defensiva é o maior atributo do Coritiba nesta Série B. Defesa menos vazada da competição, com 22 gols sofridos, o Coxa encontrou um leão na zaga: o zagueiro Jacy, que declarou seu envolvimento com o clube em várias oportunidades na temporada. Ele foi um dos mais festejados pela torcida após o fim do jogo e fez questão de ressaltar a importância do resultado na partida deste sábado no Couto Pereira.

“O primeiro objetivo era colocar o Coritiba na Série A, como eu disse. É um campeonato onde você pode disputar se classificar para uma Sul-Americana, uma Libertadores. E esse time está merecendo, porque vinha sofrendo muito tempo na Série B. Agora a gente conseguiu o tão sonhado acesso. Claro, a gente queria o título também. Eu entendo, a torcida está um pouco chateada. Mas a gente está na Serie A, é a elite do futebol brasileiro, então vamos festejar. E a gente pode ainda ser campeão brasileiro, só depende de nós”, disse ele, recomendando festejar um pouco, mas descansar para a decisão do próximo domingo.


Do lado do Athletic, o técnico Rui Duarte destacou a entrega de sua equipe, que conseguiu frear o ímpeto do líder da competição e sair da capital paranaense com um ponto valioso na briga pela permanência na Série B.

“Nós sabíamos que ia ser um jogo extremamente difícil, mas acho que tivemos uma atitude incrível. Os jogadores cumpriram à risca aquilo que planejamos defensivamente e ofensivamente. Na primeira parte fomos mais atrevidos, faltou-nos fazer o gol, mas criamos chances boas para marcar. No segundo tempo é normal, o Coritiba tem elementos que nós não temos. Nós tentamos ter a bola o máximo de tempo possível, porque retirar a bola ao Curitiba também é tentar ganhar o jogo. O que fica é um ponto, mas sobretudo uma grande atitude dos jogadores. O Coritiba tinha o objetivo deles, mas nós tínhamos o nosso. Fomos bravos, fomos muito corajosos”, disse o técnico português.

Rodada - Nos demais jogos do sábado, Atlético-GO e Operário empataram sem gols no Antônio Accioly. Na Ressacada, o Avaí venceu o Remo por 3 a 1. Já no Rei Pelé, o CRB derrotou o Vila Nova por 2 a 0. E no Raulino de Oliveira, Volta Redonda e Chapecoense empataram em 1 a 1.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações