Conselho Técnico define grupos e formato do Gauchão 2026

Arte: FGF


A Federação Gaúcha de Futebol - FGF realizou, na tarde desta segunda-feira (10), o Conselho Técnico para o Gauchão Superbet 2026. O evento ocorreu no auditório da FGF e contou com a participação dos presidentes e demais representantes dos clubes que vão disputar a competição. Ao longo do encontro, foram definidos o regulamento e o formato de disputa do campeonato, que tem como novidade a divisão dos times em dois grupos na primeira fase. A nova fórmula também contará com a manutenção da disputa de quadrangulares, que vão definir uma vaga na Copa do Brasil 2027 e os clubes rebaixados para o Gauchão Série A2 2027. O Gauchão Superbet 2026 tem início previsto para o dia 11 de janeiro e a final para o dia 08 de março.

O encontro foi conduzido pelo presidente da FGF, Luciano Hocsman. Representando a Federação, estavam presentes o vice-presidente, Antônio Luiz Dal Prá, o secretário-geral, Mauro Rocha, o diretor financeiro, Marcelo Ducati, o diretor jurídico, Gilson Kroeff, o diretor de segurança e ouvidor geral de competições, Rogério Stumpf, e os membros do departamento de competições.

Formato de disputa - O Gauchão Superbet 2026 será disputado por 12 clubes. Na primeira fase, as equipes foram divididas em dois grupos de seis times, definidos a partir de um sorteio que levou em conta critérios de proximidade geográfica e de rivalidade. O Grupo A terá Internacional, Juventude, Avenida, São José, Guarany e São Luiz. Já o Grupo B contará com Grêmio, Caxias, Novo Hamburgo, Monsoon, Inter-SM e Ypiranga. Cada equipe disputará seis partidas na fase classificatória, enfrentando obrigatoriamente todos os integrantes do outro grupo. Times da mesma chave não se enfrentam na primeira fase.

Avançam para as quartas de final da competição os quatro primeiros colocados de cada grupo. Esta fase será disputada em jogo único, com o chaveamento definido dentro da própria chave (o líder enfrenta o quarto, e o segundo joga contra o terceiro). O clube de melhor campanha jogará em casa e, por decisão unânime dos representantes dos clubes em votação no Conselho Técnico, em caso de empate no tempo normal, a vaga será decidida diretamente nas cobranças de pênaltis.

A partir das semifinais e finais, os duelos serão disputados em jogos de ida e volta, com o clube de melhor campanha no somatório das fases também tendo o direito de decidir a eliminatória em seus domínios. O chaveamento da semifinal será definido pela classificação geral das equipes (considerando a primeira fase e as quartas de final): o melhor vencedor enfrentará o quarto melhor classificado, enquanto o segundo e o terceiro se enfrentarão.


Paralelamente, os times eliminados nas quartas de final disputarão a Taça Farroupilha — também realizada em semifinais e finais com jogos de ida e volta —, torneio que definirá um representante gaúcho na Copa do Brasil 2027. Por fim, as equipes que ficarem na 5ª e na 6ª posição de seus respectivos grupos na primeira fase jogarão um quadrangular em turno e returno para disputar a permanência no Gauchão Série A1, sendo que os dois piores colocados serão rebaixados para a Série A2 de 2027.

A FGF informou que a tabela básica da competição, com datas e horários dos jogos da primeira fase, será divulgada em breve.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações