Gong Lei e a nomeação para melhor do mundo FIFA em 1993

Por Deigo Dantas
Foto: arquivo

Gong Lei trabalhando como treinador, após encerrar a carreira

Gong Lei é um ex-jogador de futebol nascido em Pequim no dia 15 de outubro de 1965. Até hoje, ele é o único atleta nascido na China a ser nomeado para melhor jogador do mundo pela FIFA. Na ocasião, em 1993, Gong Lei recebeu cinco votos, ficando em 22º lugar e empatando com nomes já consagrados como Lothar Matthaus, Thomas Brolin, Ivan Zamorano entre outros.

Considerado uma promessa do futebol chinês, o ex-meia defendeu o país na Copa do Mundo FIFA sub-20 de 1985 realizada na antiga União Soviética. Na ocasião, os chineses foram sorteados no Grupo D, junto de México, Inglaterra e Paraguai. Apesar da derrota na estreia contra o México por 3x1, a classificação veio com as vitórias contra ingleses e paraguaios por 2x0 e 2x1 respectivamente. Gong Lei teve participação direta na campanha ao marcar dois gols nas duas primeiras partidas da China na fase de grupos. Já no mata-mata, os chineses foram superados pelos anfitriões, que acabaram o torneio na quarta colocação ao perderam a disputa de terceiro lugar para a Nigéria nos pênaltis. 

Após anos defendendo as cores do Beijing FT - atual Beijing Guoan - Gong Lei fez uma movimentação em sua carreira considerada curiosa tanto para os dias atuais quanto para a época: em 1990 tornou-se atleta do AS Pirae, uma das grandes forças do futebol taitiano, onde empilhou conquistas tanto pelo clube quanto individuais, chegando até a naturalizar-se e defender a seleção principal do Taiti.

Com a transição de nacionalidade e o sucesso local, Gong Lei foi nomeado pelo então treinador da seleção nacional, Gerard Kautai para melhor jogador do mundo. Além dele, os atletas Reynald Temarii e Jacobsen - também da seleção taitiana - foram indicados pelo técnico para o vencerem o prêmio. Naquele ano, o prêmio ficou com o italiano Roberto Baggio, mas Gong Lei recebeu destaque - de maneira curiosa - pois recebeu respeitáveis cinco votos e ficando a frente de nomes como Gabriel Batistuta, Abedi Pelé e Paul Gascoigne.


Após isto, Gong Lei seguiu defendendo o Pirae até 1996, quando no ano seguinte trocou a Oceania para a América do Norte para defender o Toronto Lynx do Canadá. Após passagem rápida pelo futebol canadense, Gong Lei retornou ao leste asiático para acertar com o South China, de Hong Kong. Encaminhando para os anos derradeiros da carreira, Gong Lei retornara ao Canadá em 1998 para defender as cores do Toronto Olympians e no ano seguinte, enfim voltaria a atuar por um clube de sua terra natal, o Beijing Kuanli, onde ficou até 2001 quando pendurou as chuteiras.

Após aposentadoria, Gong Lei seguiu carreira em comissões técnicas de algumas equipes das principais divisões do futebol chinês, como o Gansu Tianma - onde treinou Paul Gascoigne - e o Beijing Renhe, onde tornou-se campeão da Copa da Federação Chinesa em 2013. Além de treinador, Gong Lei também já atuou como comentarista de futebol na CCTV, a TV estatal da China.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações