Foto: Fifa / IND

Caboverdianos comemoram a classificação
A Copa do Mundo de 2026 ganhou, nesta segunda-feira, mais uma estreante. Pela primeira vez em sua história, Cabo Verde garantiu vaga no Mundial após liderar o Grupo D das Eliminatórias Africanas. Na rodada final, nesta segunda-feira, a seleção cabo-verdiana venceu o Essuatini por 3 a 0, no Estádio Nacional, em Praia, confirmando a primeira posição com 23 pontos — resultado de uma campanha sólida, com sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Com a classificação, os Tubarões Azuis deixaram para trás Camarões, que empatou sem gols com a Angola e chegou a 19 pontos, ficando em situação delicada e dependendo do complemento da rodada para tentar uma vaga nos playoffs.
Esta é a primeira participação de Cabo Verde em Copas do Mundo, após sete tentativas. Em 2022, a equipe havia ficado perto da classificação, terminando em segundo lugar no grupo, apenas dois pontos atrás da Nigéria.
Cabo Verde é agora a 22ª seleção confirmada na Copa do Mundo de 2026, que será disputada em Canadá, Estados Unidos e México. Além da seleção africana, Jordânia e Uzbequistão também farão suas estreias no torneio.
Confira as seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2026:
América do Sul
Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai
América do Norte / Sede
Canadá, Estados Unidos e México
África
Marrocos, Egito, Tunísia, Gana, Argélia e Cabo Verde
Ásia
Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão
Oceania
Nova Zelândia
Três vagas africanas ainda estão em disputa entre Senegal e República Democrática do Congo (Grupo B), Benin e África do Sul (Grupo C) e Costa do Marfim e Gabão (Grupo F). Além dos nove líderes das chaves, a última vaga do continente será decidida em um playoff entre os quatro melhores segundos colocados.
Esta é a segunda vez que uma seleção da África Lusófona consegue vaga para a Copa do Mundo. A primeira foi Angola, que em 2006 esteve na Alemanha. No Grupo D, os angolanos caíram na primeira fase, perdendo para Portugal e empatando com México e Irã, fazendo dois pontos.
0 comentários:
Postar um comentário