Com informações do Omelete
Arte: divulgação

Vinte anos após um dos episódios mais polêmicos do futebol brasileiro, o SporTV estreia no dia 5 de setembro a série documental A Máfia do Apito. A produção reconstrói o esquema de manipulação de resultados que levou à anulação de 11 partidas do Campeonato Brasileiro de 2005.
Produzida pela Feel The Match em parceria com o canal, a série traz depoimentos de pessoas envolvidas no caso, incluindo o ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho e o empresário Nagib Fayad, o "Gibão", apontado como mentor do esquema de apostas, que fala pela primeira vez sobre o caso.
Os jornalistas André Rizek e Thaís Oyama, que acompanharam as investigações na época, também participam do documentário, detalhando os bastidores da apuração que expôs as fragilidades do futebol nacional.
O diretor Bruno Maia comentou. "Como que o futebol brasileiro chegou a ser operado de forma tão precária? Conivência e uma cultura permissiva e que, muitas vezes, atribui charme à falta de caráter. Nesse aspecto temático, a série transcende a questão do campo-bola e se debruça muito nessa relação cultural do brasileiro com esse esporte".

Nagib Fayad revela em seu depoimento. "O jogo ia de segunda a domingo. Fechava no domingo e na quarta você pagava ou recebia. Era na base da confiança. Eram mais as pessoas conhecidas que jogavam. Eu ganhei muito dinheiro, mas também perdi muito jogando".
A Máfia do Apito terá três episódios, exibidos entre os dias 5 e 7 de setembro, sempre às 19h30, no sportv. Após a exibição na TV, a série ficará disponível no Globoplay para assinantes do canal.
0 comentários:
Postar um comentário