Foto: Bruno Maia / Comunicação Maricá FC
.jpg)
Treinador analisa participação no Cariocão, Série D e Copa Rio, valoriza conquistas e projeta crescimento para 2026
O ano de 2025 marcou um novo capítulo na história do Maricá Futebol Clube. O time disputou pela primeira vez o Campeonato Carioca e a Série D do Campeonato Brasileiro, além de brigar por mais um título da Copa Rio. À frente da equipe e garantido para 2026, o técnico Reinaldo fez um balanço detalhado da temporada, avaliando os pontos altos em cada competição, os aprendizados e os próximos passos do clube. Na visão do comandante, apesar da falta de títulos, houve evolução e o clube tem tudo para crescer ainda mais em 2026.
Cariocão 2025 - Sobre a participação inédita no Campeonato Carioca, Reinaldo relembrou os desafios e celebrou a permanência na elite do futebol estadual:
“Foi a primeira vez da história do clube na elite do Carioca. A gente sabe das dificuldades que este campeonato traz. Então, para resumir, eu acho que foi uma participação muito positiva. A gente iniciou muito bem nas primeiras quatro rodadas, sempre liderando ou em segundo lugar. Depois da quinta rodada, tivemos uma desaceleração, que eu vejo como normal. Os outros times também cresceram na competição e os grandes começaram a utilizar seus jogadores principais. Então, eu acho que o saldo foi muito positivo, conseguimos o objetivo do clube, que era a permanência na primeira divisão. A gente sabe o quanto é difícil para uma equipe que sobe da segunda divisão logo no primeiro ano permanecer na elite”.
“Foi muito prazeroso comandar o time no Campeonato Carioca na Série A pela primeira vez na história do clube. Estrear no Nilton Santos, jogar no Maracanã, em São Januário, enfrentar Fluminense, Vasco, Botafogo, Flamengo, competindo contra todos eles. A gente sabe o quanto isso representa para o clube e para a cidade de Maricá.”
Campeonato Brasileiro Série D - Em 2025, o Maricá FC viveu um marco em sua jovem trajetória ao disputar pela primeira vez uma competição nacional. Em apenas sete anos de história, o clube estreou na Série D do Campeonato Brasileiro e, logo no primeiro ano, alcançou a classificação para a segunda fase. A eliminação veio diante da Aparecidense, equipe que fez a melhor campanha da primeira fase e somou o maior número de pontos da competição.
Ao analisar a campanha, o técnico Reinaldo destacou o digno da equipe diante de adversários tradicionais. “A gente foi para uma Série D e fizemos um campeonato muito digno. Saímos na última bola do jogo de volta, fora de casa, depois de duas grandes partidas contra um adversário que fez a melhor campanha da primeira fase e com o melhor ataque da competição. Mas são coisas do futebol e, infelizmente, um detalhe nos tirou do campeonato. Mas entramos para a história do clube. Foi o primeiro ano, primeira viagem de avião, primeiro mata-mata nacional: a gente competiu, jogou de igual para igual, então foi uma competição muito positiva.”
“A gente enfrentou adversários muito tradicionais, como a Portuguesa de São Paulo, equipes com mais estrutura e história no futebol brasileiro. Mas conseguimos competir de igual para igual com eles. Isso mostra a força do Maricá FC e o quanto o clube já se coloca em condições de brigar em alto nível no cenário nacional. Foi um marco que ficará para sempre na história do Maricá FC.”
Copa Rio - Na Copa Rio, competição que o Maricá FC havia conquistado em 2024, a expectativa era repetir o feito e buscar o bicampeonato. O time avançou até a semifinal e acabou eliminado pela Portuguesa, adversário tradicional, tricampeão do torneio e de longa história no futebol. O treinador destacou o equilíbrio dos confrontos e o nível do adversário:
“Tínhamos todas as condições de chegar na final e buscar um bicampeonato. Infelizmente paramos na semifinal. O primeiro jogo foi muito truncado. Em um detalhe, acabamos perdendo. Na partida de volta, fomos o Maricá que a gente conhece, um time que performou, que jogou, que criou, teve situações claras de gols. Mas o adversário montou uma boa equipe, que tem muita tradição na competição, são tricampeões da Copa Rio, além de ser uma equipe centenária também. Tenho certeza de que essa experiência vai nos preparar para fazer um 2026 ainda melhor do que foi 2025.”
“Claro que a gente queria estar jogando mais uma final de Copa Rio, mas futebol não tem ‘se’. Por detalhes, acabamos eliminados. Mas acredito que agora é valorizar o que foi feito, o nosso torcedor, nosso elenco, comissão técnica, staff de diretoria, assessoria de imprensa. Hoje temos um Maricá FC reconhecido e conhecido em todo o Brasil pelo trabalho que fizemos aqui. Foi uma campanha que reforçou o nome do Maricá FC no cenário estadual.”
Aprendizado - Ao falar sobre os aprendizados de 2025, Reinaldo destacou a importância da evolução diária da equipe e da estrutura do clube. “Fomos evoluindo em todo ano. Acredito que todo dia eu como treinador, minha comissão, os atletas, nós temos que buscar essa evolução, ela tem que ser diária, contínua. E, sobre competições, temos oficialmente até o momento para 2026 o Campeonato Carioca e a Copa Rio. Não tenho dúvida de que nós vamos voltar melhores e mais preparados para fazer mais um grande ano.”
“Não faria nada diferente. Tudo que eu pude fazer, eu fiz. Tudo que meus atletas puderam fazer, eles fizeram. Eu sempre falo que o futebol não tem ‘se’, e o adversário tem seu mérito também. Para resumir, foi um ano muito positivo. Acho que o torcedor tem que ter orgulho do Maricá FC e do que vem sendo construído aqui nesses últimos três anos. Vamos trabalhar duro, porque sem dúvida 2026 vai ser um ano ainda melhor. O torcedor pode acreditar: o melhor ainda está por vir.”
0 comentários:
Postar um comentário