Foto: reprodução

Violência em jogo pela Sul-Americana
Entidades do futebol se pronunciaram sobre o episódio ocorrido em Independiente x Universidad de Chile, pela Copa Sul-Americana, na quarta-feira. Torcedores dos dois times protagonizaram um enorme conflito nas arquibancadas do Estádio Libertadores da América, em Avellaneda, na Argentina.
A Conmebol divulgou nota em suas redes:
Em relação aos fatos ocorridos na noite de ontem durante a partida entre o Club Atlético Independiente e a Universidad de Chile, pelas oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana de 2025, a Confederação expressa sua condenação e condena veementemente os atos de violência registrados dentro e fora do estádio.A CONMEBOL está em contato constante com as autoridades de segurança e monitora de perto a situação das pessoas afetadas. A instituição também atuará com a máxima firmeza, em conformidade com o regulamento do Comitê Disciplinar.Em vista da suspensão e consequente cancelamento da partida, a Confederação está coletando dados e processando informações, as quais estão sendo encaminhadas à Unidade Disciplinar para aplicação das sanções correspondentes.Por fim, a Confederação reafirma seu compromisso com a erradicação de atos de violência no futebol e insta todos os clubes participantes de suas competições, como responsáveis pela segurança quando jogam em casa, a implementarem o máximo de medidas de prevenção e controle para garantir que incidentes desta natureza não voltem a ocorrer.
A CBF também:
A barbárie da última noite, no estádio de Avellaneda, durante a partida entre Independiente e Universidad de Chile, pelas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana, vai contra todos os princípios do esporte que tanto amamos. O futebol, uma das grandes expressões de paixão e união dos povos sul-americanos, não pode ser palco de violência, intolerância e desrespeito.A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pede à Conmebol rigor total na apuração dos fatos ocorridos, com investigação célere e transparente, e que os responsáveis sejam identificados e punidos com severidade.É inadmissível que episódios como esse se repitam em competições que deveriam celebrar o talento, a emoção e o espírito esportivo.Manifestamos nossa total solidariedade às vítimas da violência e às suas famílias. Nenhum torcedor, atleta ou profissional envolvido no espetáculo esportivo deve temer por sua integridade física ao exercer seu direito de participar ou assistir a uma partida de futebol.A CBF reafirma seu compromisso com a promoção de um futebol seguro, inclusivo e pacífico. Somente com punições exemplares e ações concretas será possível erradicar a violência dos estádios e preservar a dignidade do esporte em nosso continente.
Quem também se pronunciou foi o presidente do Chile, Gabriel Bóric:
O que aconteceu em Avellaneda entre as torcidas do Independiente e da Universidad de Chile foi errado em muitos aspectos, desde a violência entre os torcedores até a flagrante irresponsabilidade da organização. A justiça precisa determinar os responsáveis.Agora, nossa prioridade como governo é verificar a situação dos nossos compatriotas atacados, garantir seu atendimento médico imediato e garantir a proteção dos detidos. Para isso, estamos trabalhando com a Embaixada, o Consulado, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Interior.
0 comentários:
Postar um comentário