Com informações do ge.com
Foto: Baggio Rodrigues

Jogo entre Maracanã e Iguatu
O STJD puniu o Maracanã e retirou os pontos da vitória sobre o Iguatu, em duelo válido pela Série D do Brasileirão, devido a cantos homofóbicos vindos da arquibancada. O episódio foi registrado em súmula. A decisão da 4ª Comissão Disciplinar do STJD, inédita no futebol brasileiro, ainda é passível de recurso no Pleno.
No jogo, o Maracanã venceu o Iguatu por 1 a 0. O duelo ocorreu em maio, ainda pela fase de grupos da competição. O jogo foi no estádio Almir Dutra, o Prefeitão, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza.
"Foi observada a seguinte ocorrência discriminatória (homofobia) no minuto final do 2º tempo, parte da torcida localizada por trás do banco de reservas proferiram cânticos de cunho homofóbico direcionado ao técnico da Associação Desportiva Iguatu, o sr. Washington Luiz dos Santos, as palavras utilizadas foram: "Washington viado!". O fato foi comunicado ao delegado da partida", escreveu em súmula o árbitro Leonilson Fernandes Trigueiro Filho.
A procuradoria do STJD denunciou o Maracanã no artigo 243-G, parágrafo 2. Veja abaixo.
- Art. 243-G. Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência:
- §1° Caso a infração prevista neste artigo seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva, esta também será punida com a perda do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente.
- §2° A pena de multa prevista poderá ser aplicada à entidade de prática desportiva cuja torcida praticar os atos discriminatórios nele tipificados, e os torcedores identificados ficarão proibidos de ingressar na respectiva praça esportiva pelo prazo mínimo de setecentos e vinte dias.
Relator do caso, o auditor Caio Barros acatou a denúncia e votou pela punição. Os demais auditores da 4ª Comissão Disciplinar o acompanharam, e a sanção veio em decisão unânime. O Maracanã não apresentou defesa.
Na tabela de classificação, o Maracanã é o lanterna do Grupo A2, com apenas nove pontos, e agora fica com seis. Com a perda dos três pontos descrita acima, o clube perdeu qualquer chance de avançar na competição. O Iguatu segue com 14, em quarto lugar, dentro da faixa de classificação à fase seguinte.
0 comentários:
Postar um comentário