Foto: divulgação

Em nova reunião com Gianni Infantino, instituição dá continuidade nas negociações com a FIFA visando a proteção dos atletas profissionais
Representados pelo presidente Rinaldo Martorelli e o Coordenar Jurídico Guilherme Martorelli, o Sindicato de Atletas SP teve um novo encontro com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, no QG da entidade máxima do futebol, em Nova Iorque.
A reunião também contou com a participação do Secretário Geral, Mattias Grafström, segunda autoridade na hierarquia da instituição mundial. O encontro abordou questões-chave relacionadas à saúde dos jogadores (homens e mulheres), parte do quadro de prevenção de riscos ocupacionais estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
“Como já havia sido combinado, voltamos aos Estados Unidos para darmos continuidade à reunião que começou a pôr em prática a intenção de estabelecer normas que possam proteger o futebol e equilibrar a relação de trabalho e a saúde do jogador”, explicou Rinaldo Martorelli, único sindicalista da América do Sul presente no encontro.
Infantino anunciou, com a participação de representantes de jogadores da Espanha, México, Brasil e Suíça, a criação de um grupo de trabalho exclusivo para que tais medidas sejam concretizadas e admitidas como uma diretiva a ser observada e respeitada no mundo do futebol.
Temas como o descanso de 72 horas entre os jogos, férias a cada final de temporada, pagamento pontual aos jogadores são algumas das pautas que já entraram na agenda oficial que será desenvolvida. Outras questões prioritárias para a busca do objetivo dizem respeito à representação desses sindicatos de jogadores nos comitês permanentes da FIFA e no Tribunal de Futebol da FIFA.
Infantino cogitou também a participação nas reuniões do Conselho da FIFA quando questões relacionadas aos jogadores forem abordadas:
– Criação de um painel consultivo de representantes dos jogadores;
– Reforma adicional do sistema de transferências de jogadores;
– Desenvolvimento e o crescimento do futebol feminino, principalmente para o Brasil já que o próximo mundial será realizado no país em 2027;
– Cooperação no estabelecimento de acordos coletivos para melhorar as condições dos jogadores.

“Esse é um passo importante na busca por melhorias nas relações humanas no esporte e do futebol de modo geral. É resultado da persistência do Sindicato de Atletas SP, que não se conforma com a derrota, da capacitação na expansão de visão de sua equipe, do comprometimento diário com o dever de servir, questões que há muito são inerentes na conduta da nossa entidade”, concluiu Martorelli.
São passos importantes que levam a cultura de trabalho do Sindicato de Atletas SP para o mundo afora quando o assunto é proteger atletas profissionais.
0 comentários:
Postar um comentário